Bicharada começa chegar para a Fenasul no Parque Assis Brasil

Fonte: Diário de Canoas | Carine Sobé/ Da Redação

Na segunda-feira vacas holandesas foram as primeiras a passar pela inspeção sanitária.

Esteio

   – O maior evento do outono gaúcho, a Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul), em paralelo com a Exposição Estadual de Gado Leiteiro (Expoleite), começa na quinta-feira, dia 26, mas a movimentação no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, já começou. Ontem, vacas da raça holandesa foram as primeiras a ingressar no parque e, ainda pela manhã, estavam instaladas no pavilhão aos cuidados do tratador Oberdan Garcia. Segundo o veterinário Udo Erhardt, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), em conjunto com a Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando), os bovinos, de Pelotas e SantoAugusto, foram aprovados pela inspeção sanitária. No total, entraram no parque 28 animais.

Novidade na feira nacional

Até o dia do 1.º Concurso JovemPuxador da Raça Holandês poderão ser feitas as inscrições para jovens de 6 a 16 anos.A prova, inédita no Estado, ocorrerá às 17 horas do dia 28, logo após o julgamento da raça Holandês. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail administracao@ gadolando.com.br ou pelo telefone 3336-2533.

Evento aberto ao público

Segundo o chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Seapa, Honório Franco, a Fenasul 2011 será aberta ao público com entrada gratuita. Os visitantes poderão conferir raças e espécies como Holandês, Jersey, Aberdeen Angus, ovinos, caprinos, chinchilas, coelhos, aves e equinos, além da maior feira de terneiros do Estado, que está inserida na programação, assim como os concursos leiteiros, julgamentos, provas e remates. A indústria e comércio ligados ao segmento também marcam presença no Pavilhão de Bovinos de Leite. E pela primeira vez o Banrisul estará presente na feira para financiar, com recursos próprios, a compra de matrizes bovinas de leite aos pequenos produtores enquadrados no Pronaf, com juros que variam de 1% a 4% ao ano. A liberação prevista é de R$ 20 milhões. A Fenasul, diferente da Expointer, tem curta duração: serão apenas quatro dias, do dia 26 ao dia 29 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *