Bancos privados estão autorizados a concederem empréstimos da linha Proger Rural
O Conselho Monetário Nacional(CMN) autorizou ontem os bancos privados a concederem empréstimos de investimentos da linha Proger Rural nas regiões cobertas pelos fundos constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO). O Proger Rural atende à chamada classe média do setor rural.
Em troca, o CMN permitiu aos bancos gestores dos fundos – Banco do Brasil (BB), do Nordeste (BNB) e da Amazônia (Basa) – a operarem o Proger Rural com recursos de outras fontes, como depósitos à vista ou poupança, em todo o território nacional. A medida atende a demanda dos produtores rurais por mais crédito e contempla as indústrias de máquinas, que buscavam fontes adicionais de financiamentos para vender sua produção.
Os membros do CMN também aprovaram um socorro aos produtores e exportadores de carne suína e laranja, prejudicados pela retração no consumo do produto e a queda nas cotações internacionais em razão da crise financeira global. Esses segmentos terão disponível uma Linha Especial de Crédito para Comercialização (LEC) para financiar o carregamento de estoques para vendas futuras.
A nova LEC permite ao governo emprestar acima dos limites definidos pelos preços mínimos de garantia fixados em lei. A linha beneficiará, por meio de recursos a juros subsidiados pelo Tesouro Nacional, a produtores, cooperativas, beneficiadores e agroindústrias. A LEC também auxiliará os segmentos de mel, lã ovina e leite de ovelha e de cabra.
A decisão do CMN também permitirá ao governo ampliar em R$ 100 milhões os recursos da Linha Emergencial de Crédito para auxiliar produtores familiares prejudicados por secas ou enchentes em 2008 e 2009.
No âmbito do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), o CMN permitiu, ainda, a inclusão do financiamento de armazenagem na linha “Mais Alimentos”, administrada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A medida também abre aos produtores incluídos no Procera e Pronera, sobretudo reassentados por causa de barragens, a chance de obter financiamento de estruturação produtiva do chamado grupo “A” e de custeio do grupo “A/C”.
O CMN também permitiu a dispensa de comprovantes de aquisição de insumos e pagamento de mão de obra no Pronaf quando se tratar de produção própria ou de mão de obra de familiares dos donos da terra.
Mais em www.fazenda.gov.br
VEJA ABAIXO AS RESOLUÇÕES DO BANCO CENTRAL DE 24 DE SETEMBRO DE 2009 – Clique no título da Resolução para abrí-la.
                       Â
Prazo   (TJLP)  para  o   quarto
trimestre de 2009. Â
                       Â
da Resolução n° 3.759, de 9 de
julho de 2009.Â
Crédito (LEC) para comercialização
de produtos agropecuários.Â
                      Â
Programa Nacional de Fortalecimento
da Agricultura Familiar (Pronaf) e
do Programa de Geração de Emprego e
Renda Rural (Proger Rural).
                       Â
recursos  em moeda corrente  dos
regimes  próprios de  previdência
social  cialis 2.5mg instituídos  pela  União,
Estados,   Distrito   Federal   e
Municípios.
Fonte: Valor Econômico e Banco Central do Brasil