Baixa procura por milho a balcão

Fonte: Correiod do Povo

Foi fraca a procura por milho no programa de venda a balcão disponibilizado pela Conab, que ofereceu 10,9 mil toneladas do grão no Estado. Entre 18 e 27 deste mês, criadores de aves, suínos e gado leiteiro encaminharam a compra de 5 mil toneladas a serem destinadas para ração animal. A baixa demanda surpreendeu o governo federal pela insistência do setor em ter à disposição mecanismos que permitissem adquirir o grão subsidiado. Nesta etapa, a saca saiu a R$ 25,95, contra até R$ 30,00 no mercado. O motivo desta baixa demanda gera controvérsia.
O técnico Arnaldo Monteiro, da Gerencia Operacional da Conab, acredita que houve pouca divulgação pelas entidades representativas no Interior.
Já o presidente da Acsurs, Valdecir Folador, argumenta que muitos não conseguiram se enquadrar nos critérios. "A Conab limitou a operação para até 710 animais, o que excluiu muitos que precisavam." O superintendente da Conab, Carlos Farias, explica que não há restrições, mas regras de acesso e que elas são as mesmas. Fica de fora o produtor cujo rebanho declarado consumir acima das 27 toneladas permitidas por CPF. Na semana que vem haverá produto somente em Passo Fundo, Erechim e Doutor Maurício Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *