Bahia recebe Congresso Brasileiro do Cacau

Evento vai debater caminhos do setor para os próximos 20 anos

por Globo Rural On-line

 Shutterstock

O encontro vai reunir representantes da cacauicultura do Brasil e do mundo

Debater o aprimoramento da cadeia produtiva do cacau, promoção do intercâmbio de conhecimentos e informações e a criação da Carta de Ilhéus. Esses são alguns dos objetivos do III Congresso Brasileiro do Cacau, que será realizado de 11 a 14 de novembro, no Centro de Convenções de Ilhéus, na Bahia.
O encontro vai reunir representantes da cacauicultura do Brasil e do mundo. O resultado das palestras e debates será sintetizado na “Carta de Ilhéus”, documento que servirá para direcionar as ações do setor do cacau brasileiro nos próximos 20 anos.
Pesquisador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e presidente do evento, Raul Valledestaca que as tecnologias do setor mudaram desde o último congresso, realizado há 13 anos. “Atualmente, temos tecnologia de ponta diferente daquela época a qual o cacauicultor precisar conhecer e ter acesso”, ressalta.
Os participantes vão debater o estágio atual das pesquisas e tecnologias que ajudam no combate a pragas como avassoura-de-bruxa. Outro tema que será explorado é a monilíase, praga que ainda não existe no Brasil, mas requer cuidados preventivos de produtores nacionais por assolar a cacauicultura dos países vizinhos. Comércio do cacau e a produção da agricultura familiar também serão temas de debates.
Entre os participantes estão agricultores, extensionistas, pesquisadores, economistas e industriais do setor.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *