Avicultor tem ganho na ‘troca’ com milho

A combinação entre o aumento dos preços do frango vivo e a retração das cotações do milho ampliaram significativamente o poder de compra dos avicultores no Estado de São Paulo, conforme destacou análise divulgada na sexta-feira passada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Cepea/Esalq).

Na quinta-feira da semana passada, na região de Campinas, o preço do quilo do frango vivo atingiu R$ 2,57, enquanto a saca de 60 quilos do grão ficou em R$ 22,61. Ou seja, os avicultores poderiam adquirir 6,82 quilos de milho com a venda de 1 quilo de frango vivo. É o segundo melhor resultado da série histórica do Cepea para o frango, que foi iniciada em 2004. Apenas no dia 13 de dezembro de 2004 houve uma situação melhor, quando 1 quilo do animal era equivalente a 6,83 quilos de milho.

Em agosto deste ano, destaca o Cepea, o frango vivo apresentou uma valorização acumulada de 21% até quinta-feira, impulsionada principalmente pela queda da oferta de animais prontos para o abate derivada da redução do alojamento há cerca de dois meses. Já o milho negociado na região de Campinas recuou 5,3% no mesmo intervalo, graças à oferta confortável. (FL)

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3237310/avicultor-tem-ganho-na-troca-com-milho#ixzz2cQ1CtNKw

Fonte: Valor | Por De São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *