AVES – Ministra minimiza devolução de 16 contêineres com salmonela no último ano

Tereza Cristina justificou que há 2.600 tipos da bactéria e que apenas dois deles podem causar problemas para seres humanos

frigorifico-aves-frango-galinha (Foto: Globo Rural)
A ministra Tereza Cristina afirmou que é um "desserviço" a informação de que o Brasil exportou um milhão de frangos infectados por salmonela  (Foto: Globo Rural)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que é um "desserviço" a informação de que o Brasil exportou um milhão de frangos infectados por salmonela nos últimos dois anos para o Reino Unido. A informação foi divulgada pelo jornal The Guardian em parceria com o Repórter Brasil e o Bureau of Investigative Journalism.

A ministra minimizou o fato de que 16 contêineres foram devolvidos por contaminação por salmonela no último ano, enaltecendo que um deles foi devolvido por não ter a temperatura adequada de refrigeração. Ela avalia que a quantidade de contêineres é inferior ao número exposto pela reportagem.

Ainda de acordo com ela, os produtos devolvidos nos contêineres poderiam ser revendidos no Brasil, desde que com a sinalização de que o frango deve ser cozido ou frito na embalagem.

Tereza Cristina justificou que há 2.600 tipos de salmonela e que apenas dois deles podem causar problemas para seres humanos. "Se você cozinhar e fritar esse frango não tem problema nenhum. E as salmonelas existem. Isso aí é um desserviço aos produtos brasileiros querendo dar sensacionalismo que não existe", declarou em coletiva de imprensa no Ministério da Agricultura para falar do acordo entre Mercosul e União Europeia. Ela enfatizou também que o frango brasileiro é fiscalizado "contêiner a contêiner, carga a carga".

Esclarecimento

O Ministério da Agricultura esclareceu informação sobre devolução de contêineres contida na nota enviada anteriormente. No total, o Reino Unido devolveu 17 contêineres de frango do Brasil. Foram devolvidos 16 por contaminação por salmonela e um por não ter a temperatura adequada de refrigeração.

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte : Globo Rural

Compartilhe!