Avanço da agricultura faz rebanho bovino cair 2,3% no Rio Grande do Sul

Redução de 337 mil cabeças de gado é apontada em Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE

Avanço da agricultura faz rebanho bovino cair 2,3% no Rio Grande do Sul Anderson Petroceli/Especial

Elevação dos custos de produção fizeram o rebanho de bovinos diminuir no ano passado Foto: Anderson Petroceli / Especial

Joana Colussi

joana.colussi@zerohora.com.br

O rebanho de bovinos teve uma queda de 2,3% no Rio Grande do Sul em 2012, na comparação com o ano anterior. A redução de 337 mil cabeças de gado foi causada pela migração da pecuária para a silvicultura e agricultura, especialmente para a soja.

Os números constam na Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro do ano passado, o rebanho gaúcho era de 14,1 milhões de animais. No Estado, o município com o maior número de animais é Alegrete, com 629 mil cabeças.

Conforme a pesquisa do IBGE, o cenário pouco favorável à pecuária no ano passado deveu-se a problemas climáticos e aumentos nos custos dos principais insumos de produção — como como produtos veterinários e escassez de milho e soja, importantes componentes da ração animal. No país, a redução do rebanho bovino foi de 0,7%, o equivalente 1,5 milhão de cabeças de gado a menos.

Produção de leite cresce 12,5% no Estado

Em contrapartida, a pecuária de leite gaúcha teve destaque positivo na pesquisa do IBGE. A produção do Estado alcançou 4,04 bilhões de litros no ano passado — um crescimento de 12,7% em relação a 2011. Apesar de ficar atrás de Minas Gerais no volume anual produzido, o Rio Grande do Sul tem a maior produtividade do país.

Anualmente, cada vaca produz 2,6 mil litros de leite, 88% acima da média nacional — que é de 1,4 mil litros por vaca. A produção gaúcha de leite representa 12,5% do volume nacional, ocupando o segundo lugar no ranking.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *