Aumenta a venda de orgânicos

As principais empresas de produtos orgânicos do Brasil faturaram R$ 4 bilhões no ano passado, de acordo com dados divulgados ontem pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis). O montante, que diz respeito às vendas das 11 empresas associadas à entidade, aumentou 20% ante o ano anterior.

Conforme a Organis, a maior parte da receita foi obtida com vendas no mercado doméstico. No exterior, as vendas de orgânicos renderam cerca de US$ 180 milhões. Na avaliação da entidade, as exportações registraram "crescimento tímido" e centrado em produtos ingredientes e de baixa associação à "marca Brasil".

"O Brasil é talvez o único país, dos BRICS ao G20, que ainda está fechado ao mercado global. Não temos reconhecimento de certificação com nenhum país, enquanto países europeus, asiáticos, norte-americanos e alguns latinos já estão com seus em vigência", lamentou o diretor do Organis, Ming Liu, em nota.

Apesar dessa limitação, a expectativa da entidade é que as vendas anuais das companhias associados à Organis continuem crescendo a uma taxa de dois dígitos em 2019.

Por Camila Souza Ramos | De São Paulo

Fonte : Valor

Compartilhe!