Assuntos econômicos,Café – Demanda global aumenta produção

O aumento da demanda mundial por café deve elevar ainda mais o nível da produção brasileira, segundo o CEO do Illycaffè, Andrea Illy. A estimativa do mercado é que o consumo global deve crescer em até 50 milhões de sacas no período de dez anos. O Brasil é um dos países mais favorecidos pelo aquecimento da demanda mundial. Já podemos verificar que nos últimos 20 anos a produção brasileira aumentou acima do crescimento de consumo mundial, o que significa que a parcela de mercado do País aumentou , disse ontem (6) aos jornalistas.

O CEO aponta o clima e a geografia nacional como os fatores responsáveis pelas perspectivas positivas. O Brasil tem condições bastante diferenciadas no ecossistema para crescer, mesmo em novas regiões de produção , afirmou. O tipo da geografia facilita muito a agricultura mecanizada, que é mais eficiente e competitiva também em termo de custos , continuou Illy.

Apesar da retração do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, o agronegócio – em especial o café – tem sido o contraponto da economia nacional. A exemplo desse dinamismo, a empresa expandiu em 15% o seu volume de negócios e espera repetir o crescimento neste ano de continuar assim. Nós somos produtores de café de altíssima qualidade. De nicho, trabalhamos muito com restaurantes de alta qualidade gastronômica, alguns internacionais, e acho que tem espaço para crescer. Também estamos abrindo novos territórios, novas cidades, expandindo fora de São Paulo, que sempre representa 60% do negócio , disse.

Com faturamento mundial de cerca de U$ 500 milhões, o foco de expansão da torrefadora italiana no Brasil será a região Sul e locais com altitude acima de 700 metros, o que deve elevar a sua atuação com o café do tipo arábica . Apesar de ter um grão de alta qualidade, o café do País peca por ainda não ter um grande trabalho de publicidade, o que poderia aumentar a sua presença no mercado internacional.

Para Illy, a promoção de uma marca nacional é um trabalho complicado, já que os consumidores buscam variedade . A Colômbia faz uma grande promoção do seu café, precisaria de uma organização similar. Mas eu tenho um pouco de dúvida, porque os consumidores buscam a variedade, e variedade no mercado do café significa origem de países diferentes. Assim, organizar toda uma cadeia distributiva global e centrada em somente uma origem geográfica poderia não ser um grande sucesso , avalia.

O CEO do Illycaffè entende que a crise econômica será passageira e que o nível do câmbio deve se manter estável no longo prazo. Segundo ele, uma das coisas a serem aprimoradas no país é o planejamento institucional da cafeicultura. A melhor coordena- ção e transferência de recursos para o produtor são formas de aproveitar a oportunidade de consumo no mundo , finalizou o executivo.

DCI

Fonte: Canal do Produtor