Assis Carvalho cita importância da agricultura familiar no NE

Fonte: JORNAL DA CÂMARA – DF

Ao destacar a importância da AGRICULTURA FAMILIAR para o País, o deputado Assis Carvalho (PT-PI) ressaltou que o setor precisa de mais atenção. Entre os problemas que exigem solução, o parlamentar citou o da falta d’água. Além disso, o parlamentar considera importante a implantação de novas tecnologias para ajudar a fixar as famílias no campo.

Carvalho ressaltou que o governo tem incentivado a AGRICULTURA FAMILIAR, lembrando que o Nordeste detém metade dos estabelecimentos do setor – são 2,1 milhões, distribuídos em 28,3 milhões de hectares. "Isso mostra a relevância que essa categoria de produção agropecuária tem para a região", afirmou.

Citando dados do Censo Agropecuário de 2006, Carvalho disse que, no Piauí, dos quase 245,4 mil estabelecimentos agrícolas, cerca de 220,8 mil são da AGRICULTURA FAMILIAR. "No Nordeste, os produtos mais típicos da AGRICULTURA FAMILIAR (arroz, feijão, mandioca e milho) aparecem com percentuais que vão de 80% a 89% da produção agropecuária total", disse.

Carvalho comemorou ainda dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) informando que o Piauí foi o segundo estado que mais avançou em educação, saúde, emprego e renda entre os anos 2000 e 2009. A variação positiva do Piauí, nos últimos oito anos, foi de 33,1%. "Antes veio o Tocantins, que cresceu 36,7%. O terceiro melhor desempenho ficou com o Ceará (33%), seguido da Bahia (29,1%)."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *