Assembleia Legislativa aprova projeto que cria fundo para o leite gaúcho

O Fundoleite é considerado uma medida importante para fortalecer o setor

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria fundo para o leite gaúcho Diogo Zanatta/Especial

O fundo tem como finalidade ajudar a custear programas para aumentar a renda dos produtores, garantir a qualidade do alimento e ampliar mercados consumidores Foto: Diogo Zanatta / Especial

Foi aprovado por unanimidade, nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa gaúcha o projeto que estabelece a criação do Fundo Estadual do Leite (Fundoleite). O fundo tem como finalidade ajudar a custear programas para aumentar a renda dos produtores, garantir a qualidade do alimento e ampliar mercados consumidores.

Com previsão de arrecadar cerca de R$ 2,6 milhões por ano, a reserva que deverá ser destinada ao Instituto Gaúcho do Leite (IGL) (entidade que deve ser criada pela inciativa privada nos próximos meses) é considerada uma medida importante para fortalecer o setor — abalado pelas recentes fraudes detectadas no Rio Grande do Sul.

Também por unanimidade, foi aprovado o PL 280, que institui o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite no Rio Grande do Sul (Prodeleite). Trata-se de uma política setorial que pretende organizar e desenvolver o setor no Estado, com qualificação do trabalho e aumento da renda familiar dos produtores rurais.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *