Articulação política pela sustentabilidade

Com lotação de 500 lugares, o Salão Nobre do Ministério Público ficou pequeno para abrigar os 845 participantes do II Encontro Brasileiro dos Secretários de Meio Ambiente, que começará amanhã, em Porto Alegre. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, é confirmada na abertura, às 10h. Na oportunidade, será conferida a outorga do título de Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia ao ambientalista e ex-ministro José Lutzenberger.

Essa será a primeira vez que a distinção será entregue a uma personalidade já falecida. Lara Lutzenberger, que está à frente da Fundação Gaia, representará o pai.

Até sexta-feira, parlamentares, secretários estaduais do Meio Ambiente, dirigentes de fundações, promotores e juízes vão promover a "Articulação Política pela Sustentabilidade". Após a abertura do encontro, o idealizador do Fórum Social Mundial, Oded Grajew, será conferencista do primeiro tema de debates: "Articulação Política pelas Cidades Sustentáveis". Em seguida, a ministra Izabella falará sobre as perspectivas para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, em junho, no Rio de Janeiro. A programação completa do evento, que pretende agilizar a implantação do Sistema Nacional do Meio Ambiente, está no site da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (www.abema.org.br).

O coordenador-geral do evento e presidente da Comissão de Meio Ambiente do Congresso, deputado Giovani Cherini, destacou que entre os temas a serem abordados estão segurança alimentar, o novo modelo de licenciamento ambiental e a implantação da política nacional de resíduos sólidos. "Deverá ter atenção dos participantes o pagamento dos serviços ambientais. Representantes do Amazonas, que estão mais avançados na prática, vão contribuir com a experiência", disse o assessor-chefe da comissão do Congresso, Pablo Tatim.

A secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, defende que "é preciso sustentabilidade para gerar o desenvolvimento social e econômico". Ela pretende disseminar a inversão do conceito. O documento final, que será redigido pelos 27 secretários estaduais sexta-feira, será entregue à presidente Dilma Rousseff e enviada à Rio+20. O encontro se encerrará com a conferência do subsecretário-geral das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o alemão Achim Steiner.

Fonte : Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *