Arrozeiros pedem prorrogação de vencimento de financiamentos no RS

Fonte: Rádio Gaúcha | Notícias Agrícolas

Mobilização é para evitar que preços caiam ainda mais abaixo do mínimo.

Cerca de 1,5 mil produtores participaram de mobilizações nesta quinta, dia 26, em 17 municípios do Rio Grande do Sul. Eles entregaram documento para representantes de bancos públicos e nos diretórios do Partido dos Trabalhadores (PT) solicitando a prorrogação dos vencimentos de financiamentos agrícolas de custeio, comercialização e prorrogações.

Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, o documento entregue mostra os prejuízos econômicos que os arrozeiros estão tendo com a crise de preços que estão enfrentando.

– Se nada for feito, o prejuízo não será só dos produtores. Vai ser do município, dos estados e do país. E o Rio Grande do Sul colheu uma safra que vai representar 67% da produção do país, o que não é pouca coisa – salienta.

Para o dirigente, a prorrogação dos vencimentos evita uma pressão de venda, o que iria deprimir ainda mais os preços no mercado livre e deixá-los ainda mais longe dos R$ 25,80 do preço mínimo estipulado pelo governo federal. Hoje os valores estão abaixo dos R$ 20.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *