ARROZ – LEVANTAMENTO

Plantio do arroz está avançado no Rio Grande do Sul

Trabalhos atingem 26,48% da área total na semana terminada no dia 23

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Chuva atrasa plantio de arroz no Rio Grande do Sul
Produtores de arroz temem possível replantio por excesso de chuva
O plantio de arroz da safra 2015/2016 registrou um avanço de 5,4 pontos percentuais (pp) no Rio Grande do Sul na semana encerrada na sexta passada, dia 23, comparando com o período imediatamente anterior.

Os dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apontam que a área semeada atingiu 286,986 mil hectares, representando 26,48% dos 1,083 milhão de hectares previstos para esta temporada.

Os trabalhos estão adiantados em relação à safra passada, apesar das fortes chuvas registradas nas últimas semanas. No mesmo período do ano passado, os orizicultores tinham semeado 21,5% da área total.

A Fronteira Oeste é a região mais adiantada, atingindo 50,75% do previsto, com 158,426 mil hectares do total. Uruguaiana é o município com mais hectares plantados no Rio Grande do Sul, alcançando 58,70% (60,775 mil hectares).

Segundo o engenheiro agrônomo Cleiton José Ramão, o plantio na Fronteira Oeste começa mais cedo do que no resto do estado.

– Este ano, motivados pelas previsões de El Niño, os produtores resolveram aproveitar a janela de setembro para semear. Outro ponto que nos favoreceu é que na semana passada choveu menos por aqui do que em outras partes do Rio Grande do Sul. E o nosso relevo, mais ondulado, também nos beneficia na hora do plantio – disse ele, em nota.

Em seguida aparecem a zona sul do estado (30,13%), a Campanha (15,69%), a Planície Costeira Interna (14,51%), a Depressão Central (10,49%) e a Planície Costeira Externa (9,59%).

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *