ARROZ – Chuvas atrasam o plantio de arroz no Rio Grande do Sul

Muitos rizicultores estão replantando as lavouras afetadas pelos fortes aguaceiros, o que deverá atrasar a semeadura e aumentar os custos de produção

agricultura_arroz (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

Trabalhos no campo seguem de maneira lenta em função do clima adverso (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), a semeadura no Estado atingiu 38,2% da área total prevista para 2015/2016, o equivalente a 413,20 mil hectares. Na comparação com a semana anterior, o avanço foi de 11,7 pontos percentuais. A janela ideal recomendada para o plantio do arroz vai até o dia 15 de novembro.

Os produtores estão preocupados em finalizar os trabalhos no campo, que seguem de maneira lenta em função do clima adverso, com excesso de chuvas.

A expectativa para a próxima semana é de precipitações entre 2 e 20 milímetros da faixa Central, que atinge Alegrete, São Gabriel e a maior parte de Porto Alegre, até o Extremo Sul do estado. Nos demais municípios, ao Norte, o volume pode atingir 100 milímetros.

Muitos rizicultores estão replantando as lavouras afetadas pelas fortes chuvas, o que deverá atrasar a semeadura e aumentar os custos de produção na temporada atual.

POR SCOT CONSULTORIA

Fonte : Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *