ARROZ – AJUDA HUMANITÁRIA – Brasil doa mil toneladas de arroz para a Faixa de Gaza

Operação foi feita através da Conabe é amparada por lei que permite a oferta de estoques públicos de alimentos, desde que o abastecimento interno não seja comprometido

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Entidades do RS querem preço do arroz acima de R$ 45 a saca
Governo aprova venda do estoque público de milho, arroz, café e trigo
RS: dias ensolarados favorecem lavouras de soja e arroz
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quarta, dia 27, que realizou um novo leilão de troca de arroz para envio de mil toneladas do produto à Faixa de Gaza, território palestino, no Oriente Médio. Nesse tipo de operação, a Conab oferece uma quantidade maior de arroz in natura ao adquirente. Em contrapartida, ele fornece o arroz beneficiado e ensacado e se compromete a colocá-lo no navio, localizado no Porto de Rio Grande (RS).

O comprador também se responsabiliza por despesas como mão de obra e taxas de alfândega. Esta modalidade, segundo a Conab, permite mais agilidade na operação, uma vez que o arroz destinado à ajuda humanitária já chega pronto para doação. O prazo para entrega do produto no porto de Rio Grande é até dia 15 de março.

A ação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o envio do arroz beneficiado para a Palestina será de responsabilidade do Programa Mundial de Alimentos (WFP/PMA).

De acordo com a Conab, a realização é autorizada pela Lei 12.429, que permite que o governo federal doe estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional, desde que o abastecimento interno não seja afetado.

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *