Arroio do Meio recebe autorização para agroindústrias

Foi publicada no Diário Oficial da União a portaria que reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para adesão de Arroio do Meio junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi Poa), via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A equivalência possibilita que produtores do município comercializem produtos de agroindústrias e abatedouros locais indicados, para todo o Brasil, ampliando a realidade atual de 21 mil habitantes para o mercado nacional. Arroio do Meio é o primeiro Município a aderir ao sistema no Vale do Taquari.

De acordo com o secretário da Agricultura, Eloir Lohmann, para o reconhecimento da equivalência são consideradas a estrutura física do SIM, os controles de registro e processos, documentos gerados a partir da fiscalização e inspeção, ações de combate à clandestinidade, educação sanitária, a capacidade do Serviço Oficial do Município em estabelecer critérios de indicação, entre outros.

"Como aconteceu até aqui, cada um precisa seguir fazendo a sua parte para o município manter a equivalência, porque novas auditorias podem acontecer a qualquer momento e tudo precisa estar de acordo com os critérios de qualidade exigidos pelo sistema nacional, para garantir a segurança alimentar aos consumidores", reforça Lohmann.

O prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack salienta que a equivalência do Sisbi é uma grande conquista para Arroio do Meio. "É um marco histórico que traz oportunidades aos nossos empreendedores e possibilita a atração de novos investimentos no município. A abertura de mercado gera perspectivas de emprego e renda para as nossas famílias", salienta.

Fonte: Jornal do Comércio

Compartilhe!