Após boas chuvas, plantio da soja está adiantado em Unaí (MG)

Segundo a cooperativa Coagril, cerca de 40% da área total da região já foi semeada e as lavouras se encontram na fase de germinação e crescimento vegetativo

O plantio da safra 2020/2021 de soja na região em Unaí, no noroeste de Minas Gerais, evoluiu bem nos últimos dias e atinge em torno de 40% da área total prevista de 280 mil hectares. Quem informa é o departamento técnico da Cooperativa Agrícola de Unaí Ltda (Coagril).

Segundo fonte do departamento técnico, as chuvas desde a semana passada foram boas na região, acumulando volumes de 80 milímetros e permitindo o avanço nas atividades. Em todo o mês de outubro, mais de 100 milímetros já foram registrados. “A perspectiva é de que o plantio possa avançar bem ao longo da semana na região”, diz a cooperativa.

Da área total plantada, cerca de 10% corresponde a áreas de soja irrigada e 30% a áreas de sequeiro.

“O produtor está aproveitando a boa chuva para avançar na área de sequeiro, que ocupa 200 mil hectares, contra 80 mil de irrigado. Nesse momento a maioria das lavouras está nascendo e em germinação, mas há uma pequena parte das lavouras irrigadas, cujo plantio começou no início do mês, em crescimento vegetativo”, comenta a cooperativa.

O plantio na região de Unaí está dentro da janela ideal de cultivo e até adiantado em relação ao plantio no mesmo período do ano passado, o que deve garantir uma boa produtividade para a soja, estimada em 3.900 quilos por hectare. “Nessa mesma data em 2019 o cultivo estava recém iniciando”, compara.

O mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado estima uma área cultivada para o estado de Minas Gerais de 1,745 milhão de hectares de soja na safra 2020/21, alta de 2,6% ante os 1,7 milhão de hectares registrados na safra anterior (2019/20).

A produção de oleaginosa deverá atingir 2,704 milhões de toneladas, 17,7% abaixo das 2,297 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/20. O rendimento médio previsto deve ficar em 3.660 quilos por hectare, aquém dos 3.780 quilos por hectare obtidos na temporada anterior (2019/2020).

Por Agência Safras

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *