Apoio à carne de qualidade

Apoio à carne de qualidade

ARQUIVO JN/DIVULGAÇÃO/JC

José Roberto Pires Weber

José Roberto Pires Weber

Os criadores gaúchos de gado Angus, animal de origem europeia que oferece carne de alta qualidade, querem que o governo adote medidas que prestigiem este tipo de produção e garantam a exportação para mercados que pagam mais pela carne. O presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, levou demandas ligadas à produção e à exportação de carne bovina à reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Katia Abreu, no início da semana, em Brasília, com a Abiec, Abrafrigo, Abeg e representantes da indústria frigorífica. Solicitou atenção especial à implantação da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que objetiva a criação de banco de dados único das cadeias produtivas do agronegócio de todos os estados, e o empenho do Mapa para a abertura da cota 481, para exportação de carne bovina em condições especiais à União Europeia. “A cota 481 – High Quality Beef  – conta com tarifas especiais e mais valorização para a carne de alta qualidade, oriunda de animais terminados em sistemas intensivos, e se encaixa perfeitamente no Angus produzido em nosso país, especialmente no Rio Grande do Sul e também na região Centro-Oeste, onde predomina o sistema de confinamento” afirmou o dirigente. Weber defendeu a rastreabilidade bovina para fortalecer a pecuária.

Asfalto subiu 28%
A coluna comentou, há dias, a posição dos prefeitos de vários municípios que protestaram contra o aumento de 20% do preço do asfalto, determinado pela Petrobras, pois construtoras que haviam se comprometido com o asfaltamento de ruas informaram que não poderão arcar com os novos custos. Agora, é o presidente do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro, Pedro Antonio Reginato, que afirma que o cimento asfáltico de petróleo teve aumento de 28% nos dois últimos meses de 2014. “Está gerando um desequilíbrio nos custos, e estamos refazendo o planejamento das obras. Todos os serviços de asfalto das prefeituras, governos estaduais e órgãos federais terão aumentos maiores”, garantiu Reginato. Aliado ao fato de o governo estadual ter suspenso pagamentos de obras, muitas irão atrasar e outras, simplesmente, parar.

Cebola
Cultura tradicional da zona do Sul do Rio Grande do Sul, a cebola está no caminho do desaparecimento. A área plantada em Rio Grande, que diminuiu 500 hectares, em 2013, agora caiu mais 300 hectares, segundo a Emater. Problemas climáticos periódicos que levam a quedas de produção e de qualidade, dificuldades de comercialização e concorrência da importação, principalmente da Argentina, levam os agricultores de Rio Grande, São José do Norte, Mostardas e Tavares a desistir do plantio de cebola, indo para as áreas urbanas ou tentando resistir com tomate, couve-flor e morango.

Inflação
A Associação Paulista de Supermercados divulgou que a inflação nos supermercados paulistas foi de 7,59% em 2014. Aqui, não deve ter sido muito diferente.

Master
A Master Hotéis encerrou 2014 com crescimento de 13% em receitas em relação ao ano de 2013. É a maior do setor em Porto Alegre, com 10 hotéis, uma unidade em Gramado e outra em Curitiba. Registrou crescimento de 10,20% na taxa de ocupação e reformou unidades como o Master Premium Palace e o Master Express Moinhos de Vento. Em fevereiro, inaugurará o Master Express Dom Pedro II e reformará o Grande Hotel.

Agronegócio
O instituto gaúcho I-Uma, que se dedica ao desenvolvimento de negócios e marketing no agronegócio, vai realizar mais um seminário sobre temas estratégicos da pauta internacional da agricultura sustentável, segurança alimentar e a produtividade no campo. Será, em Brasilia, dia 3 de março, com Alan Bojanic, representante da FAO-ONU no Brasil, as ministras Kátia Abreu, da Agricultura, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, e o presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

Boa prática
Quando algum restaurante de Porto Alegre vai imitar a boa prática adotada por restaurantes de Nova Iorque? Dar descontos de 10% a 15% a clientes que não usarem o celular durante a refeição?

Computador no campo
Com apoio do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (Pisa), o projeto Juntos para Competir, da Farsul, Senar-RS e Sebrae-RS, vai promover a inclusão de proprietários rurais no mundo digital, com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas propriedades. Iniciativa meritória, mas, primeiro, os empreendedores terão que garantir energia elétrica e, principalmente, sinal de celular e de internet no campo gaúcho. Muitas regiões ainda estão no refrigerador à querosene e na energia elétrica de cata-vento e bateria. Como é, então, que irão ligar computadores e obterem sinal de internet para as comunicações?

Di Paolo
A rede de restaurantes Di Paolo comemorou, na quinta-feira, o primeiro aniversário de sua unidade em Porto Alegre. Fechou o ano com 36 funcionários, que serviram mais de 50 mil refeições. A rede, nascida na Serra Gaúcha há 20 anos, vai abrir operações no Boulevard Assis Brasil e no shopping Bourbon Wallig a partir de fevereiro e março deste ano, com opção de tele-entrega para bairros da zona Norte.

O Dia

  • A Deloitte promoverá, sexta-feira, seminário sobre a Lei 12.973 para apresentar as principais alterações tributárias promovidas pela Lei e Instruções Normativas 1515 e 1520.  Das 9h às 18h, no Hotel Deville (Avenida dos Estados, 1.909).
  • Posse da nova diretoria da CEEE, sexta-feira, às 15h30min, na sede da companhia.
  • A Nex quer parar Canoas com o lançamento, sábado, às 10h, da segunda fase do Life Park, na rua Liberdade, esquina com a rua Irmão Agnelo Chaves.
  • O enólogo francês François Hautekeur estará, no fim de semana, no hotel St. Andrews, em Gramado, participando de jantares e falando sobre o champagne Veuve Cliquot. O preço mais barato é R$ 4.800,00 o casal, de sexta-feira a domingo.
  • Haverá manifestações e atos públicos em todo o País, sábado, relacionados com o Dia dos Aposentados. Idosos e pensionistas querem melhor tratamento dos governos.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 23/01/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *