Analistas de mercado apontam que momento é favorável para venda de soja

Segundo especialistas, preços da oleaginosa estão vantajosos e devem se manter desta forma nos próximos meses

Jean Pimentel

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Para especialistas, momento é favorável para venda de soja

Analistas de mercado indicam que o atual momento é favorável para a venda de soja. Eles apontam que há valorização nos preços e que a situação deve permanecer vantajosa para os produtores nos próximos meses. Entre os fatores que sustentam os preços da oleaginosa, destacam-se a menor oferta no Brasil e na Argentina, além da demanda chinesa. No mercado internacional, mesmo com queda registrada no início desta semana, o grão está cotado em mais de US$ 13,00 por bushel nos contratos mais próximos. Já no mercado interno, a saca está em R$ 52,53, com boa parte da safra já comercializada. O analista da FC Stone Glauco Monte diz ser arriscado para o agricultor aguardar mais para vender a soja e acrescenta que a orientação é aproveitar os bons preços.

O pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) Lucílio Alves afirma que não deve haver queda nas cotações do grão nos próximos meses, mesmo considerando a crise internacional e a entrada da safra dos Estados Unidos. Alves concorda que o momento é bom para vender. Em sua opinião, a decisão só depende do planejamento de ganhos para a safra atual e dos custos para a próxima temporada. Para ele, o produtor pode vender agora para embolsar os ganhos ou aguardar um pouco mais, porque, como há uma expectativa de preços se mantendo firmes no segundo semestre, pode-se obter boa relação de troca para a próxima safra.

Conforme o diretor do Comitê Estratégico Soja Brasil, Alexandre Abbud, uma boa estratégia de produção é fundamental para ter rentabilidade. A entidade visa aumentar a produtividade média no país, atualmente em 52 sacas por hectare. Segundo ele, ser mais produtivo é a melhor forma de o produtor se garantir.

Fonte:  Ruralbr | Raphael Salomão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *