Ameaças animais e vegetais ao campo gaúcho

Plantas e animais não originários de uma região, chamados de exóticos, são ameaças à biodiversidade dessa região. No Rio Grande do Sul, são ameaças exóticas o mexilhão dourado (Limnoperna fortunei), o javali (Sus scrofa), a rã touro (Lithobates catesbeianus), a uva do Japão (Hovenia dulcis), o ligustro (Ligustrum lucidum), o capim annoni (Eragrostis plana) e 127 outros animais e plantas, conforme o secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira. “As invasões biológicas são a segunda causa de perda de biodiversidade no mundo, daí a necessidade de contarmos com um levantamento preciso sobre essas espécies”, diz a engenheira florestal Sílvia Ziller, consultora do RS Biodiversidade, que fez a lista de ameaças. Agora, falta o governo do Estado criar mecanismos e ferramentas para eliminar tais ameaças. Os campos da região da Campanha e da Fronteira-Oeste, por exemplo, estão tomados pelo capim annoni, que não alimenta o gado e mata o pasto tradicional, e pelos javalis, que atacam ovinos, bovinos e até cavalos. Até agora, pouco se fez para combatê-las. A caça ao javali, que seria uma solução, como se faz na França, é dificultada e, às vezes, proibida. O secretário adjunto da Sema, Luis Fernando Perelló, promete elaborar um plano de ação para conter o avanço das espécies exóticas invasoras.
Tendências

Como vem fazendo todos os anos, a Fundação CEEE reunirá economistas para tentar antecipar as tendências  macroeconômicas para o País em 2014. O 15º seminário econômico será dia 19, na Pucrs, com participação de Eduardo Giannetti, Reinaldo Gonçalves e José Alvaro Moisés. Das 13h30min às 18h, no prédio 40. Com entrada franca mediante inscrições pelo site www.fundacaoceee.com.br.
Mérito Sindiatacadistas

Ocorrerá nesta sexta-feira a entrega do Mérito Sindiatacadistas RS 2013, às 20h, no Porto Alegre Country Club. Serão distinguidos com o troféu o diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, o prefeito José Fortunati e o vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação, Paulo Sérgio Pinto. A iniciativa objetiva expressar o reconhecimento do comércio atacadista gaúcho a personalidades que tenham contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento do setor e ampliar sua visibilidade como atividade econômica relevante. A primeira edição do prêmio aconteceu em 2011. O setor congrega cerca de 10.200 empresas que geram 75 mil postos de trabalho. Assinam a promoção os sindicatos do Comércio Atacadista do Estado do Rio Grande do Sul; de Gêneros Alimentícios de Porto Alegre; de Louças, Tintas e Ferragens de Porto Alegre; de Tecidos, Vestuário e Armarinho de Porto Alegre; de Produtos Químicos para a Indústria e Lavoura e de Drogas e Medicamentos de Porto Alegre; de Madeiras de Porto Alegre; e de Álcool e Bebidas em Geral no Estado do Rio Grande do Sul – Sicabege.
Vingança

O empresário caxiense Dagoberto Lima Godoy, que foi presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (entre 1993 e 1999), vai estreiar na ficção. Dia 9, lançará o romance Vendetta – E não há como fugir, com sessão de autógrafos às 10h, na livraria Arco da Velha, à rua dr. Montaury, 1.570, em Caxias do Sul. Publicação da Chiado Editora. Godoy tem outros livros publicados, entre os quais Neocomunismo no Brasil.
ZNA 30

Para celebrar os 30 anos de trajetória do escritório de advocacia e consultoria ZNA, Zulmar Neves, que o fundou, mandou elaborar um belo livro, que está sendo distribuído a clientes e amigos. Além de resgatar a história, a obra homenageia a arte gaúcha por meio da reprodução de obras de 30 artistas plásticos e de um ensaio sobre Direito e Arte, assinado pelo poeta e  filófoso Jayme Paviani, seguido por 15 artigos jurídicos assinados pelos outros seis sócios do escritório, referência na área empresarial, e que possui duas sedes, uma em Porto Alegre e outra em Caxias do Sul. O livro foi produzido pela Dolaimes Comunicação e publicado pela editora Belas Letras.
O Dia

  • A Ecorodovias abrirá a temporada de resultados trimestrais na Apimec-Sul, sexta-feira, às 9h, no Hotel Sheraton.
  • A Associação Riograndense de Propaganda apresentará a Semana ARP da Comunicação, sexta-feira, às 11h, rua Mostardeiro, 800.
  • Trino Polo e Sebrae-RS realizarão encontro, sexta-feira, às 8h, sobre governança corporativa, com o professor Oscar Kronmeyer, gerente regional da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, no Blue Tree Hotel, em Caxias do Sul.
  • A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-RS e a Associação Brasileira das Empresas de Eventos-RS realizarão almoço, sexta-feira, às 12h, no Hotel Continental, em Canela, para a entrega do troféu Amigos dos Hoteleiros.
  • O Seprorgs realizará encontro, sexta-feira, sobre a invasão dos dispositivos móveis e a profissionalização da mobilidade corporativa, com Roberto Dariva, da Navita, Alexandre Blauth, Eduardo Arruda e Murilo Ramos. No Hotel Deville, às 12h15min.
  • Coquetel de abertura da Biblioteca Santander Cultural, sexta-feira, às 19h.
  • Com palestra de Ton Daggers, diretor do IBC Cycling Consultancy, audiência pública, em Caxias do Sul, sexta-feira, sobre transporte não motorizado, às 19h, na Faculdade da Serra Gaúcha.
  • O executivo Rubens Sant’Anna autografará, às 19h, sexta-feira, na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, livro sobre Planejamento de Trademarketing.
  • Almoço comemorativo dos 25 anos e de fim de ano da PS Zamprogna, sábado, às 11h30min, na fábrica, à avenida Guilherme Schell, 10.500, em Canoas.
  • O Instituto de Estudos Empresariais realizará seminário, sábado, no Hotel Blue Tree Caxias do Sul, com o fundador do Instituto Millenium, Hélio Beltrão, e o professor da Ufrgs  Ronald Hillbrecht.
  • A grife infantil PUC comemorará, sábado, aniversário de três anos no Shopping San Pelegrino, em Caxias do Sul, com tarde de picolés e apresentação de nova coleção.
  • O jornalista Juremir Machado da Silva estará na Feira do Livro, na Praça da Alfândega, domingo, às 18h, autografando os livros Jango, a vida e a morte no exílio e A noite dos cabarés.
  • O empresário Flávio Santos, da AST, autografará seu segundo livro, A vida não olha para trás, domingo, às 15h, na Feira do Livro.
  • Dia 9 será comemorado o Dia do Hoteleiro.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

Danilo Ucha | ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 08/11/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *