ALGODÃO – Sul do MS inicia plantio da safra de algodão com previsão de área 27,3% menor

Apesar disso, expectativa é de que a produtividade possa superar o ano anterior

Algodão  (Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

O plantio de algodão 2020/2021 começou nesta semana na região sul de Mato Grosso do Sul. Segundo a Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), em nota, a previsão é de ocupar 23 mil hectares.

As regiões norte e nordeste do Estado devem entrar com as plantadeiras no mês de dezembro, diz a entidade. A safra 2019/2020 ocupou 31.640 hectares, com produção de 57.255 toneladas, e produtividade de 296,6 arrobas por hectare.

Segundo o Ampasul, o ciclo que inicia agora, apesar da menor área e produção, deve contribuir com uma produtividade estável e acima do registrado anteriormente, com estimativa de 300 arrobas por hectare.

"A falta de chuvas no início desta safra atrasou o plantio da soja, que, consequentemente, já comprometeu a janela ideal para plantio do algodão 2ª época, que é realizado até 30 de janeiro de cada ano. Este fato causou a diminuição do cultivo de algodão nesta modalidade em Mato Grosso do Sul, contribuindo para a redução da área plantada na safra 2020/2021", informou a entidade.

ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte : Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *