Alemanha manifesta preocupação quanto ao desmatamento no Brasil

/ RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Dotado de uma das maiores riquezas naturais do mundo, a preservação do meio ambiente no Brasil gera apreensão internacional. O novo embaixador da Alemanha no País, Heiko Thoms, salienta que as pessoas na Europa olham com grande preocupação a questão do desmatamento no território brasileiro. Ele adverte que é um tema relevante que permeia e afeta os demais assuntos. "Por isso queremos o intercâmbio, queremos cooperar e isso é do interesse também do Brasil, se quisermos realmente avançar nas relações políticas e estratégicas", aponta.

O embaixador ressalta que na próxima semana (dias 22 e 23) será realizada uma cúpula virtual sobre o clima para a qual o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou diversos líderes mundiais (entre os quais o presidente Jair Bolsonaro). "É extremamente importante que o Brasil não fique isolado, esse perigo, infelizmente, existe", alerta Thoms.

O representante alemão, que participou nesta quinta-feira (15) de reunião-almoço on-line promovida pela Câmara Brasil-Ale-manha, acrescenta que a causa ambiental não é mais um assunto de partidos de esquerda, como algumas pessoas podem achar no Brasil.

Ele reforça que nenhum político germânico pode fazer campanha eleitoral sem ter como uma das suas bandeiras principais a defesa do meio ambiente e do clima. Para o embaixador, o Brasil precisa dar sinais positivos que haverá uma política mais ativa de combate ao desmatamento, com um plano com metas concretas.

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *