AGRONEGÓCIOS – Primeira operação de crédito de uma revenda de insumos é concretizada no Estado

Os produtores rurais da Metade-Sul do Estado passam a ter uma nova opção de financiamento. A Referência Agroinsumos, com sede em Dom Pedrito, concretizou a primeira operação estruturada de crédito no Estado. Desse modo, os recebíveis emitidos pelos produtores são transformados em títulos negociáveis no mercado financeiro.

Os recebíveis, como CPR (Cédula do Produtor Rural), Notas e Debentures Rurais, passarão a ser negociáveis ao passarem para títulos como CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), que são líquidos e de lançamento no mercado financeiro. Essa é uma forma moderna para buscar recursos para o financiamento na compra de insumos, sem a utilização de bancos comerciais. A captação é feita de forma direta, aproximando o investidor do produtor rural, tendo a Referência Agroinsumos como elo dessa transação.

Entre as motivações que levaram a Referência Agroinsumos a realizar a operação, três são destacadas. A primeira é a parceria com o produtor. Historicamente, a região sempre apresentou índices muito baixos de inadimplência, chegando próximo do zero. As perdas nos últimos anos por problemas climáticos acabaram por tirar de muitos produtores o acesso ao crédito tradicional. A empresa acredita nos seus clientes e na relação construída ao longo dos anos. Assim, tem buscado alternativas para viabilizar a continuidade da produção.

A situação econômica dos municípios onde atua também motivou a ação. A região é dependente do agronegócio. A queda na produção, consequentemente, iria abalar a economia dessas cidades, sendo ruim para todos. Por isso, a busca por alternativas que garantam a manutenção da produtividade. A empresa tem a consciência de que faz parte do processo e optou por fazer sua parte para manter a economia local. E o terceiro ponto está na evolução do perfil da empresa. Ao atuar direta e abertamente no mercado financeiro, a Referência Agroinsumos se credencia para participar de uma outra atmosfera de relações empresariais. Ela demonstra aos clientes e parceiros capacidades gerencial e organizacional diferenciadas, que é necessária para a atuação no mercado financeiro. O diretor comercial da Referência Agroinsumos, Homero Quadros, lembra que a empresa já atua no financiamento de produtores. Entretanto, essas ações acontecem em parceria com empresas multinacionais, o que limita a determinados grupos de produtos. "Queremos levar ao produtor uma maior variedade de insumos. Começamos em 2006, e nossa praça é muito boa, o histórico sempre foi excelente, o que nos dá a segurança para a operação", avalia.

Fonte : Jornal do Comércio