Agronegócio se prepara para colher a maior safra de grãos da história

A produção pode chegar a 196 milhões de toneladas, um aumento de 5%.
Destaque para a soja, que deve alcançar os 90 milhões de toneladas.

Priscila LuparelliCascavel, PR

A expectativa é tão boa que o fazendeiro Gilson Kavalco financiou em dez anos uma colheitadeira zero de R$ 380 mil. A máquina nova estreia daqui a poucas semanas, quando começa a colheita da soja. “A função dela é trazer economia, vai trazer economia através de menos perda, menor custo de manutenção, confiabilidade na colheita, além do conforto que temos cabine digitalizada, mais ampla e motor potente”.

A previsão é de mais um recorde na produção de grãos no país. O levantamento divulgado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento projeta que a produção chegue a 196 milhões de toneladas, 5% a mais do que a safra passada. Destaque para a soja, que deve alcançar os 90 milhões de toneladas. Quase 11% de aumento.

O bom momento da agricultura, somado à facilidade de financiamento e aos juros baixos, impulsionou as vendas de máquinas agrícolas. As concessionárias nunca venderam tanto. Foram 83 mil máquinas só em 2013, um aumento de 18%. Foi o melhor ano da história.

Os números são da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. A indústria tinha se preparado para a alta e produziu pela primeira vez mais de 100 mil máquinas. Para a surpresa dos vendedores, alguns modelos estão em falta.

Uma colheitadeira de R$ 850 mil teve um aumento nas vendas de quase 100%. Todas que estão na loja já têm dono e os próximos compradores terão de esperar no mínimo um mês para receber o modelo zero quilômetro. “Aqui na nossa revenda hoje, de todos os produtos que vocês estão vendo, 80% está vendido, apenas temos aí 20% do estoque para ser vendido em janeiro e fevereiro”, explica o vendedor Roque Mazurkewicz.

Fonte: Jornal da Globo