AGRONEGÓCIO – Corrida contra o atraso

 

Produtores de soja de Mato Grosso, principal estado produtor do grão no país, duplicaram a área plantada na última semana, alcançando 38% do total previsto para a temporada 2015/16, mas em um ritmo que ainda é o mais lento desde 2010, mostrou na semana passada o último relatório do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os sojicultores seguem correndo atrás do atraso para garantir a semeadura dentro do calendário ideal. Dados meteorológicos mostram que até por volta do dia 20 de outubro as chuvas foram bastante irregulares e escassas em Mato Grosso, prejudicando o plantio, que estava autorizado oficialmente desde 15 de setembro. Na comparação com a média de cinco anos, o plantio está aproximadamente 15 pontos percentuais atrasado.

A situação começa a ser revertida, já que as chuvas registradas nos últimos dias parecem ter oferecido ao solo de muitas regiões a umidade necessária para o plantio na semana passada. A previsão anterior indicava plantio em apenas 19,6% da área projetada para Mato Grosso, de 9,2 milhões de hectares.

50,7% da área de soja

do Oeste de Mato Grosso já foi plantada, aponta o Imea. Região é a mais adiantada e supera com folga o desempenho do mesmo período de 2014. Nordeste segue como região mais atrasada, com apenas 15,4% dos campos já semeados.

REUTERS

Fonte : Gazeta do Povo