AGRONEGÓCIO – Agronegócio e tributação

Agronegócio e tributação

 

 

Com forte atuação no setor em Ribeirão Preto, o advogado Fábio Pallaretti Calcini assume a coordenação nacional do novo curso de pós-graduação da FGV Direito SP

O agronegócio desponta como um dos setores de maior importância no atual cenário econômico, social e jurídico do Brasil. Para continuar prosperando, a área precisa de profissionais qualificados, que possuam conhecimentos específicos e que estejam devidamente preparados para tomar decisões assertivas. Atenta a essa demanda de mercado, a Fundação Getúlio Vargas – Faculdade de Direito (FGV Direito SP) acaba de lançar o curso de pós-graduação “Tributação no Agronegócio”.
O conteúdo é voltado para advogados, executivos de empresas, administradores, economistas, contadores e auditores que atuem ou pretendam atuar nesse ramo, abrangendo a tributação de toda a ampla cadeia econômica do agronegócio (produtores rurais, produtores e revendedores de insumos em geral, prestadores de serviços, agroindústrias, indústrias, comerciais importadoras e tradings, entre outras).
Os alunos serão apresentados a ferramentas que viabilizam uma reflexão integrada sobre opções contratuais ou negociais, assim como as consequências fiscais diretamente vinculadas a elas. Para uma análise sistêmica, os institutos fundamentais do setor e seus efeitos tributários serão relacionados com os demais ramos do Direito, como o Trabalhista, Societário, Civil e Empresarial, com o objetivo de integrar o conhecimento nos diferentes subdomínios jurídicos.
O coordenador nacional do curso é o advogado tributarista, sócio do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Fábio Pallaretti Calcini. Doutor em Direito pela PUC/SP e pós doutorando pela Universidade de Coimbra, em Portugal, o especialista utiliza a experiência profissional e acadêmica que adquiriu no decorrer dos anos para reforçar o programa. “A região de Ribeirão Preto tem uma vocação inegável para o agronegócio. Aprendi muito por aqui e, agora, a intenção é disseminar esse conhecimento por todo o país”, explica o advogado.
Para os interessados, a pós-graduação começa no dia 5 de março de 2016. As aulas serão ministradas quinzenalmente, aos sábados, na sede da Faculdade de Direito da FGV, que fica em São Paulo. As matrículas já estão abertas. Informações adicionais no site: http://direitosp.fgv.br/cursos/tributacao-agronegocio.

Fonte : Revide