Agroecologia e produção orgânica ILPF Agricultura de Baixo Carbono Produção vegetal – Dia de Campo abordará plantio direto e integração lavoura com pecuária e floresta

  - - No plantio direto, a palha e restos vegetais são mantidos no solo

No plantio direto, a palha e restos vegetais são mantidos no solo

A Embrapa Tabuleiros Costeiros realiza dia 24 de maio, no município de Frei Paulo (SE), um dia de campo abordando o plantio direto e a integração de lavoura em conjunto com a pecuária e floresta, no âmbito da agricultura familiar.
O evento acontece, a partir das 8h30, na propriedade de Dernivaldo, na Comunidade Areias do Povoado Alagadiço, em Frei Paulo, Sergipe, e é destinado aos produtores rurais, técnicos, extensionistas e estudantes.
A Embrapa está muito empenhada em difundir em todo o território nacional o sistema iLPF (integração-Lavoura-Pecuária-Floresta) que consiste em explorar de forma sustentável a criação de gado, plantio de árvores no pasto como também a produção de lavoura. Existem muitas técnicas específicas para cada tipo de bioma (http://redeilpf.com.br/). E nesse dia de campo será abordado o ILPF e o sistema plantio direto com o objetivo de diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas.
No sistema plantio direto, a palha e os demais restos vegetais das culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e sua proteção  além de evitar a erosão.
"O Agreste Sergipano se apresenta como um importante polo produtor de grãos, carne e leite do Nordeste", justifica o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Lauro Rodrigues Nogueira Junior, coordenador do evento. "O Sistema Plantio Direto e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta" faz parte do Programa ABC "Agricultura de Baixa Emissão de Carbono", complementa.
O evento contará com as palestras de dois pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros: José Henrique de Albuquerque Rangel que abordará a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Edson Patto Pacheco que falará sobre o Sistema Plantio Direto. Haverá também uma demonstração prática de como é realizado o plantio direto, inclusive regulagem de implementos pela empresa John Deere.
Serviço
Dia de Campo: Plantio Direto e integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Agricultura Familiar
Comunidade Areias do Povoado Alagadiço, Frei Paulo, Sergipe
24/05/2016 das 8h30 às 13h. Destinado aos agricultores familiares

Ivan Marinovic Brscan (1634/09/58/DF)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Fonte : Embrapa