Agro pelo Brasil encerra programação de 2020 com debates, gastronomia e cultura

Brasília (12/12/2020) – O projeto Agro pelo Brasil, do Sistema CNA/Senar, encerrou no sábado (12) a programação da última edição de 2020 com uma série de debates e atrações que envolveram as cidades de Brasília, Goiânia, Salvador, Gandu (BA) e Rio Verde (GO).

Foram debatidos temas como conectividade rural, produção de aves e suínos, diversificação de negócios na fruticultura no Sul da Bahia e apresentadas soluções tecnológicas e experiências gastronômicas e culturais.

Em cinco edições do Agro pelo Brasil foram produzidas 57 horas de conteúdo e 80 reportagens envolvendo mais de 20 municípios da Bahia e de Goiás, além de Brasília. Toda a programação gerou mais de 100 mil visualizações no Brasil e em outros 32 países da América do Sul, Europa e Estados Unidos.

O diretor-geral do Senar, Daniel CarraraO diretor-geral do Senar, Daniel Carrara

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, afirmou que “o projeto Agro pelo Brasil teve o apoio fundamental das Federações e das administrações regionais do Senar na Bahia e em Goiás, além de sindicatos de produtores rurais. O Sistema CNA/Senar inaugurou uma nova fase e agora está preparado para dar suporte aos demais Estados na realização de grandes eventos a distância”.

Conectividade rural – O debate sobre desafios e oportunidades da conectividade rural iniciou a programação de sábado e contou com a participação do coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, do coordenador de programas do Senar/BA, Felipe Cabral, e do diretor de Tecnologia da Informação do Senar/GO, Pedro Henrique Lemes.

Joaci Medeiros mostrou o trabalho para ampliar a conectividade no campoJoaci Medeiros mostrou o trabalho para ampliar a conectividade no campo

O coordenador técnico do Instituto CNA explicou o trabalho do Sistema CNA/Senar na defesa da reformulação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) com o apoio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Valdinei Barreto e João Oliveira falam sobre a potencialidade da fruticultura na região de Gandu (BA)Valdinei Barreto e João Oliveira falam sobre a potencialidade da fruticultura na região de Gandu (BA)

A experiência na diversificação de negócios para potencializar a fruticultura na região de Gandu, no baixo Sul da Bahia, foi apresentada pelo produtor rural e técnico em Agronegócio João Neto Oliveira e pelo vice-presidente da cooperativa agrícola do município, Valdinei Barreto.

O modelo de mosaico produtivo tem gerado bons resultados na regiãoO modelo de mosaico produtivo tem gerado bons resultados na região

“Investimos na produção diversificada de frutas como a graviola, cacau, banana da terra, maracujá, utilizando o mosaico produtivo por ser economicamente mais rentável e sustentável. Nesse modelo mesclamos a produção de frutas de ciclo curto, com retorno financeiro mais rápido e mais rotatividade na área de plantação, associando às culturas perenes – de ciclo produtivo mais longo – e culturas permanentes, como o cacau”.

O presidente da comissão nacional de Aves e Suínos da CNA, Iuri Machado, e a coordenadora técnica do Senar/GO, Samantha Alexandrino, falaram sobre os desafios dessas cadeias na pandemia e tiraram dúvidas de produtores rurais sobre manejo sanitário e integração com as agroindústrias.

“Apesar de toda a crise do coronavírus em 2020, nós registramos o aumento da produção de aves e suínos. Isso demonstra a resiliência da cadeia produtiva. Além disso, há expectativa de encerrar 2020 com o aumento do consumo per capita dessas carnes”, declarou Machado.

Os mitos sobre os alimentos produzidos no sistema orgânico e convencional foram desvendados no quadro Agromitos. Já o quadro Agroup apresentou soluções inovadoras para piscicultores e pecuaristas.

No quadro Do Rural à Mesa, o chefe de cozinha Wedson Nogueira preparou a receita de arroz carreteiro direto de Rio Verde (GO),

Ao longo da programação, o quadro Talentos da Nossa Terra trouxe as apresentações artísticas de Delson Júnior (saxofone), Rodrigo Reis e Daiane Campos (voz e violão), David e Edy (cantores de Rap).

Para rever as edições do Agro pelo Brasil, acesse: https://agropelobrasil.com.br/

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Fonte : CNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *