Agricultura sustentável foi tema de debate na Semana Verde de Berlim

Encontro realizado no sábado reuniu mais de 80 países em torno do debate sobre investimentos responsável nos setores de agricultura e alimentação

Olmir Cividini/Canal Rural

Foto: Olmir Cividini/Canal Rural

Incentivar a adoção de tecnologias de menor impacto ambiental está entre as prioridades do governo brasileiro

Em seu pronunciamento na quinta edição do Fórum Global para a Alimentação e Agricultura (GFFA), evento paralelo à Semana Verde Internacional de Berlim, o vice-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, José Carlos Vaz, reafirmou os compromissos assumidos pelo país na Rio+20 de conciliar o aumento da produção agrícola com o desenvolvimento sustentável.

O encontro realizado no sábado, dia 19, coordenado pela ministra alemã da Agricultura, Ilse Aigner, reuniu mais de 80 países em torno do debate sobre investimentos responsável nos setores de agricultura e alimentação.

Reproduzindo fala do ministro Mendes Ribeiro Filho, Vaz informou que incentivar a adoção de tecnologias de menor impacto ambiental está entre as prioridades do governo brasileiro para aumentar a produção agrícola e colaborar com a melhoria da segurança alimentar no mundo.

– Uma das principais ações do País com essa finalidade é o Programa ABC, que incentiva práticas agrícolas que reduzem a emissão de gás carbônico – lembrou.

Vaz ressaltou ainda a importância de acordo trilateral como forma de promover o desenvolvimento dos países mais necessitados. Citou como exemplo a parceria Brasil e Japão na transferência de tecnologia para o governo de Moçambique.

– Somos uma referência quando o assunto é tecnologia agrícola adaptada ao clima tropical. Queremos compartilhar esse conhecimento com outras nações – afirmou ao apontar a chamada Cooperação Sul-Sul que o Brasil desenvolve com países de solo e clima similares.

Ao encerrar sua participação no evento, Vaz formulou convite em nome do titular da pasta, Mendes Ribeiro Filho, para que os ministros presentes compareçam ao aniversário de 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que será realizado em abril.

– Vamos comemorar anunciando os objetivos da Empresa para os próximos 20 anos, especialmente os de cooperação técnica internacional – finalizou.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Fonte: Ruralbr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.