Agricultura quer incluir carne suína na política de preços mínimos

O Ministério da Agricultura levou ao Ministério da Fazenda a proposta de incluir a partir de março a carne suína na pauta dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). "A proposta está no Ministério da Fazenda desde a semana passada e deve ser analisada na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional", disse o secretário de Política Agrícola do Ministério, Neri Geller, em nota.

O pleito atende ao setor, que reivindica um preço mínimo para a carne suína desde 2012, ano em que criadores tiveram prejuízo devido à disparada dos preços dos grãos, que impactou no custo de produção. Havia uma expectativa de que a carne suína seria incluída no PGPM em dezembro.

A intenção do ministério de incluir a proteína no PGPM em março se deve ao fato de que historicamente nesse mês os preços pagos aos produtores começam a cair, com pico de baixa em junho e julho. A proposta, segundo o ministério, tem como base os custos variáveis de produção estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte : Globo Rural | Estadão Conteúdo