AGRICULTURA – Presidente da Embrapa vai aos Emirados Árabes para estreitar relações bilaterais

Agenda de Celso Moretti inclui reuniões para fortalecer parcerias e pesquisas, além de discussão sobre abertura de escritório da estatal em Dubai

Em sua primeira expedição internacional como presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti vai aos Emirados Árabes fortalecer as relações bilaterais de cooperação e de abertura de novos mercados. A missão técnica será entre sábado (18/1) e terça-feira (21/1) e faz parte da agenda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A visita a Abu Dhabi e Dubai prevê visitas a instituições governamentais e de pesquisa relacionadas ao aproveitamento de água, como solução salina, água tratada, água industrial, drenagem agrícola e água do mar. Também estão agendadas visitas a empresas privadas de alimentos e bebidas e propriedades agrícolas.

Em entrevista à Globo Rural, Moretti afirmou que os Emirados Árabes importam mais de 90% dos alimentos que consome, e o Brasil pode ser um parceiro estratégico. “Catar e Emirados são países riquíssimos do ponto de vista de produção de gás natural e petróleo, mas que têm um problema sério de segurança alimentar e alimento para sua população”, disse o presidente da Embrapa.

No domingo (19/1), está confirmado encontro entre Celso Moretti e a primeira-ministra da Segurança Alimentar do Futuro dos Emirados Árabes, Mariam Almheiri, para discutir possibilidades de parcerias estratégicas de interesse dos dois países. Na pauta, os dois devem avaliar a possibilidade da abertura de um escritório da Embrapa em Dubai.

De acordo com o presidente da estatal, as conversas sobre o polo no Oriente Médio estão avançando e o próximo passo, caso isso se consolide, seria conversar com o Ministério da Agricultura. “Eu falo com a ministra [Tereza Cristina], e aí imagino que ela deva falar também com o ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, para que tudo fique alinhado. Inclusive, a embaixada do Brasil nos Emirados estará acompanhando a nossa visita”, explica Moretti.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : GLOBO RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *