Agricultura oferece curso gratuito para produção de mudas de butiá

A Secretaria da Agricultura do Estado planeja uma oficina que abordará a conservação e o cultivo do butiazeiro, com estratégias de manejo e propagação de mudas. O curso, gratuito, será realizado em 13 de março, no Centro de Pesquisa de Viamão.

O público-alvo é composto por viveiristas, produtores rurais e extensionistas, preferencialmente, pois as vagas são limitadas. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e encaminhá- -lo aos e-mails adilson-tonietto@ agricultura.rs.gov.br ou gilson-schlindwein@ agricultura.rs.gov.br.

O conteúdo programático da oficina contemplará aspectos gerais do butiazeiro, polinização e produção de mel, manejo dos frutos, ataques de insetos mais comuns aos frutos e às sementes, técnica de superação da dormência da semente, produção de mudas, patógenos associados ao cultivo da espécie e uma visita à coleção de butiazeiros do centro de pesquisa, que já têm 10 anos. O curso será ministrado pelos pesquisadores Adilson Tonietto (fruticultura), Gilson Schlindwein (germinação de sementes) e Sidia Witter (polinização).

O Centro de Pesquisa de Viamão está localizado na estrada Gentil Machado Godoy, 3.825.

Fonte: Jornal do Comércio

Compartilhe!