Agricultura familiar no combate à obesidade

Reforçar o combate à obesidade e ao sobrepeso. Para fortalecer a ação, o governo federal se uniu a organizações da sociedade civil na Campanha Brasil Saudável e Sustentável, que será lançada oficialmente nesta terça-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ).  Um dos objetivos é divulgar a importância da agricultura familiar na promoção da alimentação saudável. A campanha terá destaque nas Olimpíadas Rio 2016, com praças de divulgação de produtos, mas as ações seguem até maio do ano que vem. Com isso, o governo pretende promover o acesso à informação para sensibilizar o consumidor sobre os benefícios de uma alimentação mais natural e sem agrotóxicos.

A Campanha, encabeçada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).  Para isso, foram selecionados 45 empreendimentos que vão expor seus produtos. A ação pretende estimular as pessoas a refletirem sobre os hábitos de consumo e mostrar a vantagem em se adquirir de produtos locais, frescos, vindos da agricultura familiar e produzidos de forma orgânica ou agroecológica.

Para mostrar o trabalho e importância da agricultura familiar, as organizações selecionadas, por meio de chamada pública, vão levar os mais diferentes produtos nas quatro praças da Campanha no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 14 de agosto. Geleias, conservas, eco barras de cereais, mel orgânico, farinha de banana verde, guaraná em pó e óleo de copaíba são alguns dos produtos que vão representar as famílias de agricultores dos mais diversos lugares do Brasil.

Segundo o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Marcelo Piccin, os produtos selecionados para as praças do Brasil Saudável e Sustentável são de organizações econômicas que, nos últimos 12 anos, têm se fortalecido com as políticas públicas para a agricultura familiar. “Elas chegaram em um nível de qualidade e produção que atendem hoje a mercados das grandes capitais e, até mesmo, o internacional", destaca. “Nossa agricultura familiar tem alimentos saudáveis e produção diversificada, o que permite promover mudanças nos hábitos alimentares da população", observa o diretor ao falar da importância da agricultura familiar na promoção da alimentação saudável.

Sobrepeso

Indicadores demonstram que, atualmente, um terço das crianças brasileiras tem sobrepeso, 56,9% da população adulta estão com excesso de peso e destes, 21,3% são obesos (PNE, 2015). Isto tem contribuído com a expansão de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, muitas delas decorrentes da má alimentação, e que são responsáveis 72% das mortes no Brasil.

E, como a capital fluminense vai sediar as Olimpíadas 2016, o governo federal pretende usar a cidade como vitrine. A ideia é atingir o máximo possível de pessoas que vão passar por lá para prestigiar os jogos olímpicos e chamar a atenção delas para uma alimentação mais rica e saudável.  

Serviço

Lançamento da campanha Brasil Sustentável

Data: 15 de março (terça-feira)

Hora: a partir das 9h

Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) – Avenida Graça Aranah, 1 – Centro – Rio de Janeiro (RJ).

Adolfo Brito
ASCOM/MDA

Fonte : MDA

Compartilhe!