AGRICULTURA – Aprosoja-MT lança campanha para desburocratizar crédito para construção de armazéns

Ação foca no pequeno e médio agricultor; maior produtor de grãos do país, MT tem capacidade de armazenar menos da metade da produção

Desburocratizar o crédito rural para incentivar o pequeno e médio produtor a investir em estruturas de armazenagem para milho e soja. Esse é o objetivo da campanha Armazém para Todos, lançada nesta quarta-feira (16/6) pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Fernando Cadore, presidente da entidade, disse que o Estado, maior produtor de grãos do país, tem a maior capacidade estática de armazenagem do país, mas não chega a ter espaço para metade do que produz. Além disso, apenas 30% das estruturas estão nas propriedades rurais. A maioria dos armazéns pertence a tradings e multinacionais.

E o problema não é exclusivo do Mato Grosso. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam que o déficit na armazenagem estática brasileira cresceu de 11,82 milhões de toneladas em 2010 para 122 milhões de toneladas neste ano.

Armazém com milho em Sorriso (MT) (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

Investimento em armazéns é um fator estratégico para a venda. Na foto, armazém com milho em Sorriso (MT) (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

“Esse déficit gigantesco faz com que o agricultor não seja dono daquilo que produz. Ele é obrigado a vender sua produção antecipada porque não sabe se terá onde guardar. É uma questão também de segurança alimentar.”

Segundo Cadore, o investimento em armazéns é um fator estratégico para a venda, pois permite que a comercialização seja realizada em momento oportuno, e não apenas em dois meses, como ocorre atualmente, desafogando as estradas e conseguindo melhores preços.

ELIANE SILVA

Fonte : Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *