AGRICULTURA – Abiove confirma projeções para a safra atual de soja

Produção deve chegar a 117,6 milhões de toneladas, com 68,1 milhões exportados

oleo_soja_imcopa (Foto: Divulgação/Imcopa)Segundo a Abiove, há capacidade ociosa de esmagamento de 20 milhões de toneladas de soja no parque industrial brasileiro (Foto: Divulgação/Imcopa)

Em evento realizado nesta terça-feira (11/6) em São Paulo, a Abiove (Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais) afirmou que a produção de soja em 2019 deverá ser de 117,6 milhões de toneladas. Cerca de 68,1 milhões devem ser destinados à exportação, segundo André Nassar, presidente executivo da Abiove. A produção de farelo de soja deve chegar a 32,6 milhões de toneladas, com um consumo doméstico de 16,3 milhões de toneladas e exportação de 16,2 milhões de toneladas.

Segundo a Abiove, existe uma capacidade ociosa de esmagamento de 20 milhões de toneladas de soja no parque industrial brasileiro. “Precisamos ampliar o mercado externo para o produto industrializado”, diz Nassar. Hoje, 65 países compram farelo de soja e soja produzidas no Brasil. As indústrias de processamento presentes em 75 cidades do país apresentam um investimento acumulado de R$ 35 bilhões.

POR CARLA ARANHA

Fonte : Globo Rural