Agricultores recebem o título de posse da terra

Fonte: circuitomt.com.br | ROSANA PERSONA | Assessoria/Empaer-MT

Acontece nesta quarta (24.08), a entrega da Certidão de Concessão de Uso (CCU), para aproximadamente 100 famílias rurais do Projeto de Assentamento Santa Lúcia, localizado no município de Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste de Cuiabá). Como parte do Programa de Regularização Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a certidão concede o título de posse da terra para os agricultores.

O supervisor da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Carlos Alberto Quintino, fala que devido à elaboração do Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), que vem sendo executado desde 2009, por meio do Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) permitiu atender as reivindicações dos agricultores. A entrega do título será no Assentamento Cancela com início às 10 horas e encerramento previsto às 17 horas.
Numa área de 14 mil hectares e 116 famílias cadastradas, o assentamento Santa Lúcia tem como a base da economia a pecuária de corte e leite. Com o documento de propriedade da terra os produtores terão acesso às linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo Carlos, o PDA foi executado em parceria com as associações dos agricultores que tinha como objetivo principal a regularização das áreas. O trabalho do Ates é oferecer um serviço de assistência técnica de qualidade com tecnologias geradas para o agricultor familiar.
Os técnicos da Empaer de Ribeirão Cascalheira estão atendendo 530 famílias, numa área de aproximadamente 60 mil hectares, localizados nos assentamentos Cancela, Cruzeiro do Norte (Mata Grande), Maria Tereza, Guerreiro e Santa Lúcia. Para levar informações e tecnologias para os assentamentos, o médico veterinário da Empaer, Ricardo Lemer e Carlos proferiram recentemente uma palestra para os produtores sobre a formação do canavial com enfoque desde o plantio até a colheita e demonstração de método sobre a aplicação de uréia na ração para alimentação de bovinos.
Após a entrega da Certidão de Concessão de Uso (CCU), acontecerá na sexta-feira (26.08), palestra sobre legislação ambiental, no assentamento Maria Tereza. O engenheiro florestal da Empaer, Jeferson Crestani, vai falar sobre a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que consiste no registro dos imóveis junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), reflorestamento e outros. Durante a palestra haverá a distribuição de kits de sementes de plantas nativas com sete tipos de variedades diferentes (Jatobá, Cumbaru, caju do cerrado, copaíba, tamarindo e outras).
Segundo Quintino, a programação para este mês nas áreas de assentamentos conta com cursos ainda de processamento de leite e produtos de higiene e limpeza. Os cursos são ministrados pelos técnicos da Empaer, Argemiro Coelho de Moraes, Selma dos Santos Barros, Pedro Alves Borges Neto e Eduardo de Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *