AGOSTO – Veja como está a umidade do solo e se programe para o plantio da soja

Priscylla Paiva traz uma análise sobre o clima em agosto para todos os estados, apontando qual terá condições ideais para o plantio em setembro ou não

sOLO – Foto: José Schafer/ Emater Santa Rosa

No dia 10 de setembro o Paraná já estará liberado para fazer o plantio da soja da safra 2019/2020. Ele será o primeiro estado a dar a largada para a nova temporada. Logo depois, dia 15, se juntam a ele outros importantes produtores do grão, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rondônia. Mas será que todos estes estados já terão condições de plantar? Será que terão água suficiente disponível no solo?

Em agosto ainda não teremos áreas sendo plantadas com soja no Brasil, devido ao vazio sanitário, mas é importante ficar atento aos índices de umidade no solo. Por isso a editora do tempo do Canal Rural, Priscylla Paiva mostrará a condição em cada região!

“Como julho foi um mês cheio de bloqueios atmosféricos, ou seja, as frentes frias ficaram travadas na parte Sul do país, somente ali há mais água disponível no solo no momento. A parte Sul de São Paulo também segue com bom volume estocado no solo. Ou seja a safra deve iniciar com boas condições para plantio. A exceção é o noroeste do Paraná que registrou índices inferiores, na casa dos 40%, mas ainda razoáveis”, comenta ela.

Já Minas Gerais, o Nordeste e boa parte do Centro-Oeste, de maneira geral, há déficit hídrico, com apenas 10% de umidade no solo. Somente Mato Grosso do Sul apresenta mais unidade estocada, com 40%.

Confira abaixo o boletim completo para cada região e o destaque de chuvas para este mês de agosto em alguns municípios:

Por Daniel Popov, de São Paulo

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *