Agerp participa de mutirão com quilombolas de Alcântara

Como parte do Programa Brasil Sem Miséria, está sendo realizado em Alcântara, desde sexta-feira (16) até esta terça-feira (20), um mutirão para a inserção de 489 famílias quilombolas que se encontram em situação de extrema pobreza no processo produtivo, por meio da emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). A declaração é o passaporte para receber os benefícios oferecidos pelo programa social do Governo Federal.

No mutirão, as comunidades de Madurá, Rio Grande, Peru, Cajueiro, Manival e Paquatiua estão sendo atendidas por técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), órgão ligado à Sedagro, e do Instituto Terra, que venceu a Chamada Pública e agora executa serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social.

A dona de casa Lordeni Coelho, mãe de 5 filhos e que vive exclusivamente do Programa Bolsa Família, atualizou seu cadastro para fazer parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e investir na criação de galinhas e no plantio de milho e mandioca. “Com esse dinheiro eu vou poder criar galinhas e plantar no meu quintal, o que vai me dar uma renda e uma alimentação melhor para os meus filhos”, disse a quilombola da comunidade de Madurá.

Foi lançado ainda o projeto de uma cozinha comunitária que será construída em Madurá, localizada a 18 km da sede do município e com 280 habitantes. Na cozinha serão feitas 100 refeições diárias com produtos comprados dos agricultores da comunidade local pela Conab e que serão distribuídas para moradores cadastrados no programa.

Da Agerp-MA, órgão ligado à Sedagro, participam do evento Marco Aurélio Pires, os engenheiros de pesca Lauro Nascimento e José Maria Pinheiro e os engenheiros agrônomos José Raimundo Ferres e Ivaldo Nunes.

O mutirão envolve ainda a Secretaria de Estado da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Igualdade Racial, CONAB, Cadunico e Bolsa Família, Coordenação Estadual do PAA e Secretaria Municipal de Agricultura. Participam como convidados o Consea Estadual, Colônia de Pescadores, Articulador Territorial, Delegacia MDA, STTR, Vice-Governadoria, SEMU, SETRES, SAGRIMA, Acadêmicos de Odontologia do Uniceuma, MAPA, FAPEMA, Secretaria de Estado da Saúde – Visa, Secretaria de Educação, SEDES, Prefeitura Municipal de Alcântara, Ministério Público, SEBRAE, SENAR, ACONERUQ-MA,CCN,FCP/São Luís e igrejas.

Fonte: JORNAL PEQUENO – MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *