AFEICULTURA – Funcafé tem R$ 200 milhões garantidos até 2016

Recurso vai garantir apoio público para a cafeicultura até 28 de fevereiro de 2016. | Hedeson Alves

Recurso vai garantir apoio público para a cafeicultura até 28 de fevereiro de 2016.

FUTURO

140 MILHÕES

de sacas de café são produzidas anualmente no mundo. De acordo com especialistas, a produção global precisa chegar a 200 mi de sacas em 2030 para atender à crescente demanda.

Depois de algumas safras com problemas climáticos e redução da produção, os cafeicultores receberam uma boa notícia. O Ministério da Agricultura liberou R$ 201,5 milhões para a linha de financiamento de custeio que operam com Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

O recurso está disponível aos produtores desde o dia 1.º de outubro até 28 de fevereiro de 2016, podendo ser estendido a 31 de julho do próximo ano, caso ainda exista verba. O dinheiro poderá ser utilizado para os tratos culturais, incluindo as despesas com aquisição de insumos (fertilizantes, corretivos e defensivos), mão de obra, operações com máquinas e equipamentos, aplicação de herbicidas, arruação, transporte para o terreiro e secagem.

O Funcafé chega em ótima hora. Atualmente, o clima ameaça um quarto da produção do Brasil, maior produtor e exportador do grão, além do recuo dos preços por conta da valorização do dólar. Segundo a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), o Brasil irá produzir 44,6 milhões de sacas (60 quilos) na safra 2015/16, 700 mil sacas a menos que na temporada passada.

Hedeson Alves

Fonte : Gazeta do Povo