ACENDEU O SINAL VERMELHO – Show Rural pode ser a última feira com oferta de crédito neste ano

Produtores estão com medo que o governo federal não subsidie mais as taxas de juros dos financiamentos

crescimento no PIB, dinheiro, desenvolvimentoFoto: Canal Rural

A Show Rural Coopavel é a primeira feira de agronegócio do ano e pode ser a última com oferta de crédito rural. Outra preocupação para o produtor brasileiro é se o governo federal vai continuar subsidiando as taxas de juros para financiamentos.

Alguns bancos ainda têm recursos para oferecer, como é o caso do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), mas não por muito tempo. O gerente bancário do Sicoob Carlos Schlik acredita a oferta deve durar até maio, mas tranquiliza o agropecuarista: “Conseguimos atender com recursos próprios e taxas parecidas com as subsidiadas”, afirma.

O Banco do Brasil, maior instituição financeira oficial do crédito rural, não se pronunciou sobre a disponibilidade de recursos.

  • Mudança e alternativas

    Segundo informações do governo federal, o plano safra deve sofrer mudanças para destinar mais dinheiro para o seguro agrícola e menos para as taxas de juros.

    A indústria de insumos oferece o barter, pagamento pelo produto através da entrega do grão na pós-colheita, como alternativa. “A principal moeda do agricultor é a sua commodity”, diz o gerente de vendas da Basf, José Neto.

    Por Pablo Valler, de Cascavel (PR)

    Fonte : Canal Rural