A uva orgânica de Garibaldi representa a Coopeg na Bio Brazil Fair 2018

No incentivo da permanência do homem no campo, na contribuição para uma sociedade mais justa e um planeta mais limpo e sustentável, a Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg) segue uma relação não predatória com a natureza e também uma maior proximidade entre quem produz e quem consome. Com as suas atividades baseadas na produção de uva orgânica, hortifrutigranjeiros, sucos, vinhos, espumantes e doces elaborados de forma artesanal, aliando o saber popular da tradição italiana ao conhecimento técnico científico sem uso de agrotóxico, a cooperativa foi um dos dez empreendimentos selecionados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), para participar da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina 14ª edição. A feira acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 6 a 9 de junho.

Criada no ano de 1999, no município de Garibaldi, Serra Gaúcha, a Coopeg era constituída por pequenos agricultores familiares, com sua atividade baseada na produção orgânica sem uso de agrotóxicos. Preocupados não só com os aspectos produtivos e quantitativos, mas na construção de um ambiente sadio, limpo e harmônico com responsabilidade social. Dessa organização, formou-se a agroindústria onde, de forma artesanal, a uva, sua principal matéria-prima, é transformada em excelentes sucos, vinhos, espumantes e doces. As propriedades são acompanhadas desde a sua fundação, pelo Centro Ecológico de Ipê e também contam com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Prefeitura Municipal de Garibaldi, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), das Secretarias Estaduais, além de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo Federal.

No histórico cooperativista agroindustrial, a Coopeg recebeu diversas premiações. Em 2013, o prêmio Vencedores do Agronegócio pela Federasul na categoria de Sustentabilidade Social, Econômica e Ambiental; e em 2015, a premiação de Boas Práticas do Agronegócio concedida pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e premiação da Folha Verde concedida pela Assembleia Legislativa na categoria Agricultura Ecológica.
A Coopeg tem por metas futuras ampliar sua estrutura física; aumentar seu mix de produtos; diversificar cada vez mais suas propriedades, tornando-as sustentáveis, mantendo seus associados no meio rural; e acolher mais sócios que sejam produtores orgânicos da agricultura familiar.

O sócio fundador e produtor rural, Acir Boroto, 48 anos, filho de pais agricultores, afirma que trabalha desde a produção até o produto final, respeitando a terra e suas características mais importantes, fazendo espumantes orgânicos. Ele vê na feira uma forma de oferecer os produtos e conhecer possíveis clientes e consumidores, além de acompanhar as tendências do mercado. Para esta edição leva os sucos, vinhos, espumantes e molhos de tomate orgânicos.

Ele afirma que “em tempos de complexidade tecnológica, de impactos ambientais, esgotamento dos recursos naturais e de centenas de consequências decorrentes do consumo de agrotóxicos na alimentação, Garibaldi apresenta uma rota turística que desafia essa realidade e provoca uma reflexão ao buscar um modo de vida mais próximo da natureza, simples, saudável e, principalmente, mais humano”. E conclui dizendo que o desejo como cooperativa é “estar na vitrine, criando cultura, conhecimento e trocando experiências. ”

Bio Brazil Fair

A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é hoje a plataforma oficial do mercado de produtos orgânicos na América Latina. Reúne desde empresas líderes de mercado até pequenos produtores. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) apoiará 10 empreendimentos selecionados por meio de chamada pública para participarem do estande coletivo da pasta.

Cada empreendimento terá um espaço preparado para expor, negociar e vender os produtos, além de um catálogo de apresentação comercial e acompanhamento técnico para abertura de novos mercados. Todos os empreendimentos atenderam aos critérios de possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e produtos com certificação orgânica reconhecida pela legislação. “A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é uma ótima oportunidade de comercialização para os agricultores familiares. O evento funciona como vitrine para alavancar as vendas do setor, além de fortalecer e reconhecer a agricultura familiar”, afirma o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac.

Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são: Coopernatural, Coopavam, Coopfam, Cootap, Weber Haus, Fazenda Bacuri, Agro Verde, Cooperacre e Comapi.

Serviço

Bio Brazil Fair 2018
Data: 06 a 09 de junho de 2018
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo/SP.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Fonte : Ascom Sead

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *