A polêmica do biodiesel

BSBIOS/DIVULGAÇÃO/JC

A BSBios produz biodiesel em Passo Fundo

A BSBios produz biodiesel em Passo Fundo

O programa brasileiro de biodiesel, que visa à substituição do uso de combustível fóssil por um produto de origem vegetal ou animal, facilmente renovável, é um sucesso, mas ainda existem problemas de qualidade, os quais estão aparecendo na luta pelos produtores de biodiesel para aumentar sua mistura no diesel de 5% para 7%. O presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil, Erasmo Carlos Battistella, anunciou que o ministro da Agricultura, Neri Geller comunicou-lhe o total apoio ao aumento da mistura. Mas, donos de postos de abastecimento dizem que ainda é cedo para fazer tal aumento, pois o biodiesel brasileiro ainda não tem a qualidade do europeu, do americano e, mesmo, do argentino, e é extremamente caro, por ser feito, basicamente, de soja. O comentário é que o biodiesel atual forma borra, causa entupimento de filtros e exige manutenções mais frequentes dos veículos. O aumento da mistura seria importante depois da resolução destes problemas. Passá-la de 5% para 7% por litro de diesel significaria um incremento de 40% no mercado do biocombustível, o que corresponde a 1,16 bilhão de litros sobre os 2,91 bilhões processados no ano passado. Mas, exigiria mais soja, cujo preço continua em alta no mercado internacional, portanto, com preço também alto.

Solarium

A Solarium Revestimentos está com nova marca. “A ideia era que a marca transmitisse design, inovação e qualidade, e acho que conseguimos”, diz Ana Cristina de Souza Gomes, presidente da Solarium. A criação foi da agência MMDA.

De graça, não

Ninguém mais está querendo fazer palestra sem cobrar. O seminário internacional Pare Pense, que seria organizado pela Parceiros Voluntários, em maio, foi suspenso “devido a não termos conseguido a adesão voluntária dos palestrantes”, segundo nota da entidade. Na verdade, todo palestrante usa tempo e dinheiro para preparar a palestra, se afasta do trabalho e ainda tem que viajar. Nada mais natural que cobre por seu serviço.

Jovens empreendedores

Pelo menos 15 jovens gaúchos irão a Córdoba, na Argentina, participar do Fórum Internacional de Empreendedores, entre 9 e 19 de maio. Promovido pela Junior Achievement Argentina, o evento tem o objetivo de desenvolver nos jovens atitudes empreendedoras através de atividades em grupo e esportivas, festas temáticas e a convivência com diferentes culturas. São esperados mais de 600 jovens. As inscrições estão abertas em http://www.jabrasil.org.br/eventos.

Casa nova

A Feira Casa Show 2014, de móveis, decoração e acabamento para construção, será na Fenac, em Novo Hamburgo. Ocorrerá entre os dias 5 e 14 de setembro.

Devassa

A cervejaria Kirin lançou a Devassa One, coleção de cervejas com seis latas nas cores vermelha, branca, verde, amarela e azul. Juntas, podem formar diversas imagens como bandeiras, símbolos, objetos, palavras, entre outras. A proposta foi desenvolvida pela agência Mood.

Impasse

A Sociedade de Engenharia-RS realizou seminário sobre o impasse criado pela nova Lei de Incêndio, que paralisou a aprovação de projetos imobiliários em Porto Alegre e no Estado porque o Corpo de Bombeiros não tem estrutura. Foi coordenado pelo presidente da entidade, Hilário Pires, que sugeriu a realização de convênios, inclusive com a Sergs, para a convocação de profissionais à disposição para examinar e liberar os projetos.

Perfume

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário, Miguel Krigsner, foi homenageado como Personalidade Referência do Ano, na 2ª edição do Fórum Nacional do Varejo, que reuniu 300 executivos no Guarujá, em São Paulo. Krigsner recebeu de João Dória Jr., presidente do Lide — Grupo de Líderes Empresariais, homenagem especial pelos seus 37 anos de dedicação e auxílio no desenvolvimento do varejo nacional. Ele criou a loja O Boticário em 1977 e transformou-a na maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo no setor de perfumaria.

Curva de Laffer

Volta e meia, retorna às conversas entre empresários e economistas a famosa Curva de Laffer, principalmente quando os impostos aumentam muito. Popularizada por Jude Wanniski, na década de 1970, mas desenvolvida, inicialmente, por Ibn Khaldun, em 1377, ela pode ser simplificada na afirmação que só é possível aumentar os impostos até determinado patamar, pois, além dele, a arrecadação começa a cair. As pessoas deixam de pagar. O advogado tributarista e coordenador da Pactum no Rio Grande do Sul, Vinicius Piazzeta, considera que o Brasil está muito próximo do limite da Curva de Laffer, tão elevados são os impostos. “Aumentar as alíquotas além de certo ponto torna-se improdutivo à medida que a receita também passa a diminuir”, diz. Ele defende o sonho de todo empresário, que o governo se conscientize de que, diminuindo os impostos, aumentará a arrecadação, assim como fez Canoas, que reduziu a alíquota do ISS de 5% para 2%, aumentou o pagamento de impostos e ainda atraiu novas empresas para o município.

Cães e gatos

A primeira e única feira de negócios para animais de estimação da região Sul, a Feipet, será realizada entre os dias 27 e 29, das 13h às 20h, na Fenac, em Novo Hamburgo. A PVL Perfumaria, fabricante de produtos cosméticos da marca Pet Style, lançará novidades para cães e gatos visando sua saúde e beleza, tratamento do pelo e da pele. Uma delas será a argiloterapia para limpar, desodorizar, hidratar, dar brilho e criar o efeito “pelo armado”.

Gerdau

O industrial Jorge Gerdau Johannpeter vai falar sobre “o futuro que nos espera” no 17º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa entre os dias 6 a 8 de maio, em São Paulo. O evento é da Mega Brasil.

Medalha

O espumante Marcus James Brut, um dos mais premiados rótulos da vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, conquistou a 44ª medalha em sua história. Ganhou-a na 14ª edição do Thessaloniki International Wine Competition, em Thessaloniik, na Grécia. O Reserva Merlot 2012 ganhou Medalha de Ouro, sua 20ª premiação nos últimos dois anos.

O Dia

  • Lançamento do livro Um coache chinês, de Eduardo Bomfiglio, às 19h, na livraria Cultura no Bourbon Country, com a presença do autor. Editora AGE.
  • A Fundação de Economia e Estatística divulgará o desempenho das exportações RS, às 10h, na rua Duque de Caxias, 1691.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA | ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 22/04/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *