A novidade do negócio social em Porto Alegre

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC

Daniel Caminha, coordenador do Translab
Daniel Caminha, coordenador do Translab

Uma das novidades na economia moderna é o chamado “negócio social”, modelo que gera, além de vantagem para o seu criador ou prestador de serviço e para o consumidor (objetivos tradicionais de um negócio), benefícios à sociedade. Nasceu nos Estados Unidos, mas se expandiu na Europa. Porto Alegre tem um espaço, o Translab (Laboratório Cidadão), criado para desenvolver e abrigar projetos voltados à inovação social, coordenado por Daniel Caminha e Aron Litvin. Instalado na rua Professor Duplan, funciona há três anos, desenvolve 10 projetos e vai ampliar seu espaço para abrigar outros 12, dentro do conceito da também chamada economia criativa. Não é uma incubadora, mas tem muito disso, porque facilita muitas coisas a quem quer começar; não é uma cooperativa, mas usa alguns de seus princípios, porque reparte obrigações e benefícios. Talvez a melhor definição seria atividade comercial realizada por organizações com mentalidade social ou, mais teoricamente, a busca de uma empresa sem perdas nem dividendos, projetada para atingir um objetivo social dentro do mercado altamente regulado de hoje, conforme o Nobel da Paz Muhammad Yunus, um dos articuladores do movimento mundial do “negócio social”. O Brasil já tem 12 laboratórios cidadãos. O Translab é o primeiro de Porto Alegre.

Lebes

Em evento fechado para a família, diretores, gerentes e amigos selecionados, na Casa NTX, na quinta-feira à noite, Otelio Drebes, fundador e presidente da Lojas Lebes, desvendou o mistério que vinha mantendo há dois anos em reuniões com especialistas. Definiu a sua sucessão. Otelmo Albino Drebes, o primogênito, é o novo comandante, enquanto ele foi para a presidência do conselho administrativo. Os outros filhos, Jaime Henrique e Arlete Drebes Scarinci, são diretores. Os netos Priscila Drebes Filimberti e Otelmo Albino Drebes Junior também são diretores. Lojas Lebes, fundada em 1956, em São Jerônimo, tem 125 filiais e 3 mil funcionários. Comercializa vestuário, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e possui confecção que produz 1 milhão de peças/ano.

A hora da prática

Um dos maiores críticos da falta de iniciativa do setor público em benefício do turismo — construção de Centro de Convenções, ampliação do aeroporto Salgado Filho, atração de turistas —, o professor Abdon Barretto Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-RS e diretor da Rede Plaza, assumiu o cargo de diretor de Turismo da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado. O setor tem grande expectativa sobre seu mandato.

Texel

Curiosidade no XVII Mercotexel, em Santana do Livramento, no último final de semana, foi a valorização dos animais pretos, agora chamados de naturalmente coloridos. Foram vendidos quatro machos a R$ 1.295,00 cada um, quando, até pouco tempo, animal preto no rebanho branco não era bem visto. A média obtida para os machos Puros de Origem-PO, R$ 4.678,89, dificilmente será repetida por qualquer outra raça neste circuito do verão 2015 gaúcho.

Arroz

Olha aí outro benefício do arroz que nem sempre é lembrado. A Pirelli está comemorando mais de 1 milhão de pneus de automóveis e caminhões fabricados a partir da sílica extraída das cinzas da queima da casca de arroz por suas unidades de Gravataí (RS), Campinas (SP) e Feira de Sant’Ana (BA). A Pirelli é pioneira e possui a patente desta tecnologia no País, desde 2009. Esta expressiva marca foi atingida na terceira semana de janeiro. A sílica, em geral, substitui o negro de fumo na composição de um pneu, adicionando, ainda, maior resistência a lacerações e menor resistência ao rolamento com consequente menor gasto de gasolina.

Semente nova

A RiceTec, multinacional especialista na produção de sementes, apresentará durante a 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, de 5 a 7 de fevereiro, em Tapes, nova semente que promete ampliar a produtividade. A empresa espera crescimento de 20% na sua participação no mercado de sementes híbridas no Rio Grande do Sul. Em Itaqui, a Ciagro Agricultura e Pecuária Ltda. foi a primeira a iniciar a colheita, em uma lavoura de 140 hectares.

Mercado imobiliário

A crise de liquidez e os aumentos dos juros para a compra de imóveis, com pouco cliente circulando no mercado imobiliário, está refletindo nas estratégias das empresas do setor. A Colnaghi Imóveis reuniu os seus clientes para atualizá-los em relação às perspectivas de compra e venda. Estão sendo feitos ajustes nos preços dos seminovos, com reduções que variam de 10% a 15% em relação a 2014. A imobiliária acredita que proprietários que não baixaram os preços neste período de janeiro, tendem a fazê-lo no decorrer do ano pela necessidade natural de reduzir o tempo de venda de seus imóveis. Da carteira de clientes da empresa, 30% já aceitaram o atual cenário e readequaram os seus valores considerando o grande volume de oferta disponível para poucos compradores. Outras imobiliárias estão voltando a oferecer grandes prêmios aos corretores que conseguem vender.

O Dia

  • Termina, sexta-feira, o prazo de adesão ao Supersimples.
  • O governador José Ivo Sartori (PMDB) e o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo (PP), estarão na abertura oficial da colheita da maçã 2015, em Vacaria, sexta-feira, às 10h.
  • Abertura da Feovelha, em Pinheiro Machado, um dos maiores eventos das feiras ovinas de verão. Em exposição e venda, animais das principais raças.
  • A Coliseu, uma das maiores redes de joalherias do Estado, começou liquidação de joias até 21 de fevereiro.
  • A Vonpar Alimentos estará presente na Feira ISM — a maior feira de doces e biscoitos do mundo —, que acontecerá até 4 de fevereiro, na Alemanha.
  • Jantar de abertura da vindima 2015, sexta-feira, às 20h, no Hotel Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
  • Sábado, abertura oficial da vindima 2015, no Vale dos Vinhedos, às 18h, no Hotel Villa Michelon, com colheita e pisa das uvas, bênção dos vinhedos e um filó italiano com mesa farta, muita cantoria e jogos típicos.
  • Sábado, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) comemora 21 anos de atividades. Vinculada à Secretaria da Agricultura e Pecuária.
  • Domingo, na Twin-Set Casa de Praia, em Atlântida, às 17h, Summer Point de Gislaine Rial Joalheiro.
  • O Platinum Outlet, de Novo Hamburgo, informa que abrirá normalmente dia 2, segunda-feira, com descontos de 30% a 70%.
  • Fonte: Jornal do Comércio

    DANILO UCHA
    ucha@jornaldocomercio.com.br 

    Painel Econômico
    Coluna publicada em 30/01/2015

  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *