A hora do produtor rural

Até sábado, as novidades do mercado estarão expostas no PAD-DF

Da Redação

O Distrito Federal é um importante centro de produção alimentícia e tem um grande potencial para investimento na produção agrícola. É isso que se pretende mostrar durante a Agrobrasília 2012, que está em sua quinta edição. Até sábado, os brasilienses poderão ver de perto, no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), as novidades do mercado em máquinas, equipamentos, genética animal e vegetal. A expectativa é receber 70 mil pessoas durante os seis dias de evento e movimentar R$ 250 milhões em vendas.

Para um dos coordenadores da feira, Ricardo Magalhães, o sucesso está garantido. "Estamos muito otimistas. Tenho certeza que o número tanto de vendas, quanto de público, superará o ano passado", afirma.

Para o produtor rural Lauro de Oliveira, a feira será muito importante para quem trabalha nesse ramo. "Eu estou procurando por produtos que possam acrescentar ao meu trabalho. Acredito que vou encontrar qui porque tem muitas opções", afirma. Ele diz ainda que, a cada ano, a feira está crescendo e sendo mais reconhecida.

ATRAÇÕES

Entre os expositores estão produtores rurais de Brasília e da Região Metropolitana do DF, empresas fornecedoras de máquinas e equipamentos de apoio à produção rural, bancos, cooperativas e instituições do governo e da iniciativa privada.

Segundo a assessoria da Agrobrasília 2012, as atrações estão variadas e contam com tecnologia de ponta e espaços destinados àAGRICULTURA FAMILIAR, que consiste em ensinar a produzir e gerenciar pequenas propriedades. "O espaço possui 12 rotas diferentes que irão mostrar aos pequenos produtores as tecnologias dos diferentes sistemas de produção do DF", conta Ricardo Magalhães.

Além disso, há o espaço para os bancos, que apresentam linhas de crédito para facilitar a aquisição de equipamentos pelos produtores.

SAIBA +

A feira está aberta ao público todos os dias de 9h às 18h e a entrada é franca.

Para mais informações sobre esta quinta edição, basta acessar o site www.agrobrasilia.com.br.

A exposição está no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), na BR-251, Km 5. Sentido Brasília-Unaí (MG).

A Agrobrasília é considerada a maior feira de agronegócios do Cerrado .

A feira funciona como indutora no processo de crescimento da produção agrícola da região do DF, apresentando o potencial que ela tem para investimento.

Desafios em debate

A Agrobrasília 2012 contará com um ciclo especial de palestras. No dia 17 de maio, por exemplo, a feira dedicará a manhã ao evento Trigo no Cerrado: Realidade e Perspectivas, destinado a técnicos, produtores e profissionais com atuação no setor. Nele serão apresentados e debatidos os desafios da produção do trigo no Distrito Federal.

Bastante em evidência, a sustentabilidade está presente na feira com o intuito de mostrar as práticas mais eficazes de produção de alimentos com a conservação de recursos naturais, tudo para promover a responsabilidade ambiental. O programa ABC – Agricultura Baixo Carbono é uma das ações apresentadas e consiste na diminuição da emissão de gás carbônico para a atmosfera.

Está prevista uma série de eventos para promover a integração produtiva entre as cooperativas. Segundo o coordenador do evento, Ricardo Magalhães, a intenção é o fortalecimento do cooperativismo. "O objetivo é facilitar as compras e vendas em benefício do produtor. É mais barato um conjunto de pessoas comprar um produto do que uma pessoa só", explica.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 2012 é o Ano Internacional das Cooperativas. Pensando nisso, os organizadores da feira decidiram dar dimensão internacional ao evento. Cooperativas da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai têm participação confirmada.

COOPERATIVISMO

A feira é promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), juntamente com o Governo do Distrito Federal, por intermédio da Secretaria de Agricultura de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

A cerimônia de abertura da feira ocorreu ontem e contou com a presença do governador Agnelo Queiroz, que falou do crescimento da Agrobrasília 2012.

"A cada ano cresce o número de negócios, o que significa o crescimento da produção agrícola do DF, que é o que nós precisamos", explicou. Além disso, o governador destacou que a feira é uma grande oportunidade para os produtores rurais da região e das cidades próximas terem acesso a tecnologia de ponta e conhecerem o que há de mais avançado no Brasil.

Fonte: JORNAL DE BRASILIA – DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *