A cabotagem voltará a crescer

Enfim, a navegação de cabotagem parece que vai recuperar a importância que teve no passado nas costas brasileiras. O mercado gaúcho está confiante no crescimento da cabotagem em 2014 no Rio Grande do Sul, forçada, felizmente, pela elevação dos custos do frete rodoviário. A navegação, como se sabe, possibilita fretes menores. Navio também garante melhor a integridade da carga transportada, hoje ameaçada pelo roubo nas estradas do País. Além da Log-In, a Navegação Aliança também começou a oferecer serviço regular para São Luís, no Maranhão. Segundo o analista de mercado do Tecon Rio Grande, Vinicius Rufatto de Barros, o arroz continuará a ser o carro-chefe da cabotagem em 2014. Em 2013, representou 75%  do volume transportado. Os outros 25% ficaram por conta, principalmente, dos segmentos moveleiro, petroquímico e de bebidas.  O mercado de cabotagem obteve um volume de 36.003 TEUS (medida para contêineres) em 2013 contra 33.629 TEUS no ano anterior, representando um crescimento de 7 %.
Estiagem já preocupa

Os sinais de estiagem no verão de 2014 estão preocupando os agropecuaristas de várias regiões do Estado. Informações desta semana da Fronteira-Oeste, principalmente dos municípios de Livramento, Quaraí, Dom Pedrito, Bagé, Uruguaiana e São Gabriel, indicam falta de água em lavouras, especialmente nas de milho, e queima dos pastos nos campos, onde o gado já está “comendo terra”. Desde novembro, o volume de precipitações pluviométricas vem decaindo. Em alguns locais do interior dos municípios de Livramento e São Gabriel, há falta de água até para consumo humano. Produtores que esperavam boas perspectivas para o agronegócio em 2014, como o vice-presidente da Farsul e presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, já temem que “a lavoura pode sofrer consequências como as da estiagem severa de 2012, quando foi registrada uma quebra de safra superior a 40%”. A persistência da estiagem pode modificar o cenário para o ano.
Pela internet

A unidade da MB Private de Porto Alegre vai realizar curso sobre finanças pessoais pela internet. Ensinará como construir orçamento, realizar plano de ação e alternativas de investimento para 2014. O encontro virtual será no dia 14 de janeiro, das 19h às 22h30min. Para participar, é preciso escrever para contato@mbprivate.com.br ou contatar o número (51) 3014.9130.
Cata moedas

A falta de moedas para fazer troco é um dos grandes problemas do comércio no Brasil. O brasileiro, além de não gostar de andar com moedas, costuma guardá-las no cofrinho ou nas gavetas. Uma solução está sendo proposta pela empresa de TI CataMoeda, de Florianópolis, que inventou uma máquina para recolocar o dinheiro em circulação. As pessoas depositam suas moedas na máquina e recebem vales-compra com bônus para trocar por produtos na própria loja onde a máquina está. De acordo com o Banco Central, o entesouramento tira de circulação 27% do total de moedas emitidas, o que representa R$ 508,3 milhões a menos no meio circulante. Duas máquinas em teste já captaram 210 mil moedas em cerca de 5 mil depósitos.
Menos burocracia

A Caixa Econômica Federal anunciou o processo eletrônico para agilizar os pedidos de autorização de promoções comerciais. O processo para obtenção do certificado de autorização será mais rápido, beneficiando promoções que integram o calendário do varejo, como Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães e a Copa do Mundo de 2014. A informação é de Marcelo Santini, diretor da Santini Consultores Associados, de Porto Alegre, empresa especializada na área de promoções comerciais. O trâmite levará, no máximo, uma semana e não deixará de atender as empresas que ainda prefiram utilizar o processo tradicional, que possibilita o envio de documentos físicos. Atualmente, o processo leva em média até 30 dias para ser concluído.
Lápis vermelho

Dezesseis shopping centers do grupo Multiplan iniciarão, dia 9, a Liquidação do Lápis Vermelho, com quatro dias de ofertas e descontos de até 70%. No BarraShoppingSul, em Porto Alegre, será entre 9 e 12 deste mês. A Multiplan, que tem 38 anos de história, começou esta promoção em 1981, nos empreendimentos de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.
Lixo na rua

O advogado e empresário Luis Gustavo Hugo, morador do bairro Santana, mandou seu testemunho sobre a questão do lixo que transborda dos contêineres nas ruas e calçadas de Porto Alegre. “O que vejo todos os dias é ao mesmo tempo triste e revoltante. Nós temos aqui perto do estabelecimento uma vila chamada Planetário, ponto de venda de drogas, especialmente crack e maconha. A maioria dos usuários fica orbitando entre as cercanias da Vila Planetário e o Parque da Redenção, e, no intuito de conseguir alguns trocados com a venda de lixo seletivo para consumir a sua droga diária, reviram todos os contêineres recolhendo aquilo que lhes sirva e deixando espalhado pelo chão todo o resto do lixo, especialmente lixo orgânico, sacolas e sacos plásticos que eles mesmo rasgam.”
O Dia

  • Oficina Promoção do Trabalho Decente nos Grandes Eventos – Copa do Mundo Fifa 2014, na avenida Loureiro da Silva, 445 – 11º andar, às 9h.
  • FCDL-RS e Sebrae-RS levarão 50 pequenos empresários gaúchos à Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar da 103ª Convenção National Retail Federation, a maior feira de varejo do mundo, que começará dia 12.
  • A Paquetá Calçados iniciará sua liquidação de verão em 42 lojas, com descontos de até 70%. Pretende aumentar as vendas em 10%.
  • Estarão abertas até amanhã, 9, as inscrições para Residência Médica, no Hospital Moinhos de Vento, em Clínica Médica, Neurologia, Cancerologia Clínica e Mastologia. No site: www.hospitalmoinhos.org.br/iep.
  • O Unificado Z promoverá, às 15h, sua tradicional Festa das Tintas, no campo de futebol do Parque Marinha do Brasil, para comemorar o encerramento do vestibular da Ufrgs.
  • A escola itinerante da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) inaugurará suas atividades, em Quintão, às 19h, com cursos e entretenimento para os veranistas, montada numa carreta. As próximas praias serão Cidreira, Xangri-lá, Torres, Capão Novo e Atlântida Sul.
  • A nova diretoria do Sincor-RS assumirá, às 20h, no Hotel Plaza São Rafael. O presidente é Ricardo Albino Pansera.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA | ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 08/01/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *