Workshop da ESPM discute a gestão avançada da sustentabilidade

Fonte: Globo Rural

Programa oferece visão realista e factível a partir de metodologias como a análise da ecoeficiência e sócio-ecoeficiência

por Globo Rural On-line

 Shutterstock

A sustentabilidade do agronegócio vai muito além de preservar a biodiversidade das regiões, fornecer produtos para alimentação humana e gerar insumos renováveis para a indústria e para o setor logístico. Sustentabilidade é parte fundamental da estratégia de desenvolvimento e perpetuação dos negócios.

Mas para que isso realmente aconteça e seja possível mensurar os resultados, o ideal de sustentabilidade deve estar inserido nos novos modelos de gestão mercadológica.
Diante destes conceitos, o Núcleo de Estudos e Negócios do Agronegócio da ESPM em parceria com a Fundação Espaço Eco realizarão, no dia 25/10, o “Workshop Gestão Avançada da Sustentabilidade no Agronegócio – Os Novos Fundamentos para o Marketing do Setor”, primeiro programa do Brasil que visa contextualizar e integrar a sustentabilidade dentro do “business plan” e dos padrões e conceitos de gestão de negócios nesta área.
Ministrado pelos professores José Luiz Tejon, coordenador do núcleo de agronegócio da ESPM, Emiliano Milanez Graziano da Silva, gerente de Ecoeficiência da BASF, e Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da Fundação Espaço Eco, o workshop traz como diferencial as metodologias “análise da ecoeficiência” e "seebalance" (sócio-ecoeficiência), as quais permitem uma nova visão, realista e factível, do agronegócio a partir da sustentabilidade. Com isso, os participantes terão a oportunidade de obter informações privilegiadas sobre estas duas novas metodologias, que envolvem 45 indicadores de gestão, e participarão de dinâmicas especiais de sensibilização com a exposição de casos reais de grandes organizações do setor, nos mercados de soja, sucroalcooleiro, reflorestamento e agroquímico.
Durante o decorrer do programa, serão abordadas questões da atualidade do agronegócio como as mudanças em logística e investimentos, a pegada de carbono e seus impactos financeiros e conceitos, métricas e fundamentos da sustentabilidade.
As inscrições para o workshop podem ser feitas até 24/10 pelo site da ESPM.