.........

Votação do Código Florestal na Câmara é marcada para março de 2012

.........

Relator da matéria será o deputado Paulo Piau (PMDB- MG)

Atualizada às 21h31

Gustavo Lima

Foto: Gustavo Lima / Agência Câmara

Relator da matéria será o deputado Paulo Piau (PMDB- MG)

A votação do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados está marcada para os dias 6 e 7 de março de 2012. A informação foi confirmada na tarde desta terça, dia 13, pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS). Ele fez o anúncio ao sair da reunião de líderes de partidários, que definiram as pautas para as duas últimas semanas de trabalho antes do início do recesso parlamentar, no dia 22 de dezembro. Conforme Heinze, não haveria tempo hábil para discutir e votar o projeto ainda este ano. Apesar de o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), não ter feito o anúncio oficial, deputados que participaram da reunião confirmam que Paulo Piau (PMDB- MG) foi eleito relator da matéria.

Aprovado no último dia 6 no Plenário do Senado, o relatório do senador Jorge Viana (PT-AC) não agrada 100% dos deputados. Na audiência desta terça, o substitutivo foi comparado ao texto aprovado na Câmara. Um terço da bancada ruralista pede mudanças em pelos menos 29 pontos do projeto, como as restrições ao plantio em Áreas de Preservação Permanentes (APPs).

O deputado ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO) comemorou, na saída do encontro de líderes, a decisão pelo adiamento da votação. Segundo ele, a sociedade terá nova oportunidade para participar das discussões.

Os integrantes da base governista, por sua vez, defendem a aprovação do Código como está. Durante a tarde desta terça, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) chegou a divulgar notapedindo que a Câmara apreciasse a matéria ainda este ano.

Fonte: Ruralbr | Angelica Sattler | Brasília (DF)