.........

Valorização da soja eleva índice de venda antecipada para a safra 2012/2013

.........

Segundo especialistas, resultado da produção do grão nos Estados Unidos deve estimular movimento de alta nos próximos meses

Roberto Witter

Foto: Roberto Witter / Agência RBS

Produtores aproveitaram bons preços pagos pelo grão para exportar o produto

A valorização da soja nos últimos meses aumentou o índice de venda antecipada para a safra 2012-2013. Nos grandes Estados produtores, como Mato Grosso, o volume negociado chega a 40%. Segundo os especialistas, ainda há espaço para valorização da commodity, principalmente se a estiagem prejudicar aprodução dos Estados Unidos.

A escassez de soja no mercado e a valorização do dólar mudaram a dinâmica dos negócios no ano-safra que acabou em junho, e grande parte dos produtores aproveitou os preços recordes para exportar o grão. O resultado foi um aumento de 24% no volume embarcado no primeiro semestre na comparação com o ano anterior.

De acordo com dados da Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), entre fevereiro e junho de 2012 foram exportados 22,3 milhões de toneladas de soja. No mesmo período do ano passado, o volume embarcado chegou a 17,9 milhões de toneladas. Segundo o representante da entidade, Fábio Trigueirinho, a tendência é de que o volume dos negócios recue nos próximos meses.

Conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a soja disparou quase 22% no mercado interno nos últimos dois meses. Segundo o levantamento, de 1º de junho a 13 de julho, o custo da saca saltou de R$ 61 para R$ 75 no Paraná.

Segundo o analista de mercado Glauco Monte, já há negócios fechados para o próximo ano e o resultado da safra americana deve orientar o movimento de alta nos próximos meses.

CANAL RURAL

Fonte: Ruralbr