.........

Valor da produção agropecuária indica queda

.........

O Valor da Produção Agropecuária (VPA) do Estado de São Paulo em 2014 deve atingir R$ 59,6 bilhões, o que representa uma redução de 1,52% em relação ao ano anterior.

Os dez primeiros produtos no ranking dos 53 considerados no estudo respondem por 82,9% do VPA total do estado, merecendo destaque a redução verificada nos VPAs de milho (24,31%), soja (14,19%) e leite (13,58%), que alteraram suas posições no ranking, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Por outro lado, apresentaram variações positivas e expressivas no estudo do IEA, os VPAs de café beneficiado (47,42%), carne bovina (24,26%) e laranja para indústria (22,58%).

"A anomalia climática que vem ocorrendo na região Sudeste e mais especificamente no Estado de São Paulo faz de 2014 um ano bastante atípico. Falta de chuvas, altas temperaturas e radiação solar afetam o desenvolvimento das lavouras e das pastagens e também dos animais com consequentes perdas econômicas, seja por redução de produtividade, seja por decisão de agricultores de não plantar ou reduzir área em função da condição de aumento de riscos", afirmam os autores José Roberto da Silva, Paulo Coelho, Denise Caser, Carlos Roberto Bueno, Eder Pinatti, Danton Bini e Eduardo Castanho Filho.

A maior parte dos produtos analisados apresentou queda de produção, com destaque para abacaxi, tomate para indústria, milho, sorgo, goiaba para indústria, leite, beterraba, amendoim em casca, soja, repolho, tangerina e goiaba para mesa, com reduções superiores a 10%.

Fonte:  DCI